sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Capítulo 02: Jovens



[Narrado por Vanessa]
Certas coisas podem me ter feito sofrer, mas elas simplesmente precisavam acontecer para me fazer crescer. Tudo o que um sonho precisa para ser realizado é de alguém que acredite que ele possa ser realizado... Paciência e perseverança têm o efeito mágico de fazer com que as dificuldades desapareçam e os obstáculos sumam.





Elias se vira e caminha em direção a Marta.


Marta: Filho, como está a aula?

Elias: Que porra é essa agora?

Marta fica surpresa com a atitude de Elias.

Marta: Elias, que jeito é esse de falar comigo?

Elias: O que você pensa que está fazendo? 

Agora resolveu me humilhar na frente de todo mundo vendendo essas porcarias.

Luis fica assistindo a cena.

Marta: Essas porcarias são salgados que eu faço todos os dias de madrugada para vender e colocar dinheiro dentro de casa para sustentar você e a sua irmã. É um trabalho digno.

Elias: Tudo bem, mas precisava fazer isso aqui? Justo aqui na minha escola?

Marta: E qual é o problema?

Elias fica em silêncio. Alguns alunos ficam comentando a cena.

Elias: O problema é que eu não me sinto bem com isso. Ficar conhecido todos os dias como “o filho da tia do salgado”. Que vergonha!

Marta: Vergonha?

As lágrimas começam a cair do rosto de Marta que as limpa.

Elias: Tudo bem. Faz o que quiser, mas quando me ver por aqui, me faz um favor... Finge que não me conhece.

Elias sai e Marta fica perplexa. Luis se aproxima dela.

Marta: Meu Deus, meu próprio filho disse isso. Como?

Luis: Tenha calma, ele está de cabeça quente. Jovens são assim mesmo. Mas ele vai se dar conta do que fez, você vai ver.

Marta: Não consigo acreditar nisso.
Paula se aproxima, junto com sua amiga Vanessa.

Paula: Mãe? O que aconteceu? Por que você está chorando?

Luis: O seu irmão agrediu sua mãe com palavras estúpidas.

Marta: Seu irmão disse que tinha vergonha de mim, apenas porque eu estou aqui na frente do colégio vendendo salgados.

Paula: O que? Eu não acredito que ele foi capaz disso. Mas ele vai me ouvir.

Paula sai furiosa e Vanessa vai atrás.

Vanessa: Paula, espera.

Cena 2
Elias está sentado com os amigos, Denis e Murilo. Paula chega e empurra o ombro dele.

Paula: Seu estúpido, como você pode falar coisas horríveis para nossa mãe? Ela está chorando, sabia?

Elias: Ei, só um pouquinho. Se toca garota. Quem você pensa que é para vir me dar lição de moral?

Paula: Na boa, Elias. Eu nem acredito que a gente possa ser irmãos.

Elias: Seria a melhor coisa que poderia ter me acontecido. Irmão de uma sem sal e filho de uma vendedora de salgados.

Paula: A mim você não atinge com suas palavras, mas a nossa mãe não precisa desse sofrimento. Deveria se orgulhar da mãe que temos. Para de ser criança garoto. Quem deveria ter vergonha de alguma coisa é a nossa mãe, de ter criado um filho como você. Idiota.

Paula se afasta.

Elias: Vai... já vai tarde tampinha. Que saco! E vocês, o que tão olhando? Vão cuidar da vida de vocês.

Fala para um grupo de alunos que estava observando a cena.

Cena 3
Roberta, noiva de Rômulo (diretor do colégio) estava deitada sobre o sofá de sua casa falando ao telefone com Rômulo.

Roberta: Oi amor!

Rômulo: Roberta? Amor, eu estou no horário de trabalho agora, não posso ficar falando.

Roberta: É que me bateu uma saudade de você agora.

Rômulo: Eu sei meu amor, mas não posso ficar falando ao telefone. Sou o diretor e tenho que dar exemplo aos demais.

Roberta: Compreendo. Mas me promete uma coisa.

Rômulo: Tudo que você quiser.

Roberta: Vamos sair para jantar... Juntos, só nós dois.

Rômulo: Tudo bem. Posso te pegar à noite então.

Roberta: Perfeito. Beijos amor... Ah, e bom trabalho.

Roberta desliga o telefone. Sua mãe, Leonor, aparece e bate nos pés dela.

Leonor: Menina, já te disse que tens que ter paciência com o rapaz. Não pode ficar o temo todo cobrando atenção dessa forma. Vai assustar ele.

Roberta: Calma mamãe. Eu sei o que estou fazendo. O Rômulo me ama, jamais se afastará de mim.

Leonor: Bom, isso já é alguma coisa. Mas nenhum amor suporta qualquer tipo de desconforto. Vai por mim Roberta.

Roberta: Talvez mamãe... (Roberta se levanta)... Mas agora deixa eu me mexer porque hoje a noite vamos jantar juntos. Vou ao salão dar um jeito em mim.

Roberta beija Leonor e sai.

Leonor: Vai minha querida... E pense no que te falei.

Cena 4
Na academia de lutas, Brandão (pai de Elias e Paula) é o treinador de Adonys (antigo namorado de Roberta). Brandão observa Adonys lutando com um outro cara. Era apenas um treinamento. Ao terminar, Brandão aplaude o desempenho de Adonys.

Brandão: Muito bom garoto, continue assim e o cinturão será seu.

Adonys: Valeu chefe.

Brandão: Quinze minutos de descanso e voltamos para acertarmos alguns pontos que acho importante.

Brandão sai. Adonys vai até sua mochila e pega o celular. Ele liga para Roberta. O ceular de Roberta começa a tocar. Ela estava dirigindo. Roberta atende.

Roberta: Alô!

Adonys: E aí, princesa, o que acha de darmos um role mais tarde?

Roberta: Adonys? O que você quer? Sabe que não quero mais nada com você.

Roberta: Será mesmo? Você sabe que é mentira, não tente se enganar. Sou eu quem você quer.

Roberta: Não seja convencido. Estou noiva de outro homem e aliás, vamos sair juntos mais tarde, o que me dá o direito de recusar seu convite. Passar bem.

Roberta desliga o celular. Adonys olha para o celular e abre um sorriso de contentamento.

Cena 5
No Colégio Alberto Villani, Fred, Renato e Rogério estavam sentados no pátio. Paula e Vanessa se aproximam.

Paula: Então estamos combinados para logo mais a noite correto?

Fred: Claro!

Rogério: Sem dúvidas.

Paula: Ótimo. Uma galera já confirmou presença. Vai ser a festa do ano.

Vanessa olhava para Lucas e Letícia juntos. Renato percebe. Ele se levanta.

Renato: Bom, eu vou nessa. Nos vemos mais tarde.

Paula: Tchau, Renato.

Rogério: Falou, brother.

Renato para em frente a Vanessa.

Renato: Tchau!

Vanessa: Até mais tarde.

Renato vai embora. Fred e Rogério também decidem ir.

Rogério: Bom, também vamos nessa. Nos vemos mais tarde meninas.

Paula: Até mais garotos.

Quando Fred e Rogério vão embora, Paula percebe a tristeza de Vanessa. Ela vê Lucas e Letícia.

Paula: Calma amiga. Você dá de dez a zero naquela sem graça da Letícia.

Vanessa: Não, tudo bem. Estou bem.

Paula: Se faz você se sentir melhor afirmando isso, beleza. Mas sei que não deve ser fácil. Amor não correspondido machuca e eu sei disso porque gosto do Renato, você sabe. Mas no fim, nós duas vamos superar isso.
As duas se abraçam e saem.

Cena 6
Cíntia caminha pelo corredor do colégio, com seu material apoiado nos braços. Ela passa por Elias, Murilo e Denis.

Elias: É por isso que eu amo matemática.
Cíntia para e encara os três.

Cíntia: Escuta aqui, eu sou professora de vocês e aqui dentro dos limites desta escola eu exijo respeito.

Elias: Calminha coisa linda, nós não estamos fazendo nada demais.

Cíntia: Imagina, claro que não estão. Mais uma piadinha e vocês serão advertidos.

Cíntia se vira e esbarra em Alfredo (professor de Educação Física). Seu material cai no chão.

Cíntia: Droga, será que você é cego.

Alfredo: Desculpa!

Cíntia: Esquece.

Ela recolhe o material e vai embora. Elias, Murilo e Denis ficam rindo da situação. Alfredo fica olhando Cíntia caminhar.

Cena 7
Na casa de Rogério, seu pai, Celso, estava olhando a foto de sua ex-mulher, Selma, que abandonou ambos quando Rogério tinha três anos.

Celso: Aonde será que você está agora?
Rogério chega. Celso rapidamente esconde a foto de Selma debaixo de um pote que estava sobre a mesa.

Rogério: Oi pai.

Celso: E aí filhão, como foi o primeiro dia de aula?

Rogério: Chata, como sempre.

Rogério: Sem essa. Pegar onda é um máximo, mas estudar também é importante.

Rogério: Eu sei pai, estou só brincando. Não vai pro trampo hoje?

Celso: Claro! Inclusive já estou de saída. Deixei a comida na geladeira é só aquecer. Até mais filhão.

Celso vai para o trabalho. Rogério pega um copo e coloca água. Ele percebe a foto e pega. Rogério encara o rosto de sua mãe.

Cena 8
Paula chega em casa e encontra sua mãe sentada na sala olhando algumas fotos.

Paula: Mãe, como você está? Voltei para falar contigo, mas o Luis falou que você já tinha vindo embora.

Marta: Foi impossível ter ficado lá depois de tudo aquilo.

Paula: Na boa, eu sempre alertei sobre o comportamento do Elias. Ele...

Elias: O que é que tem eu?

Elias encara Paula.

Paula: Na verdade Elias é o que você não tem. Você deve desculpas para a nossa mãe.

Elias: Eu não preciso pedir nada para ninguém. Falei a verdade, fui sincero. Estou errado em falar o que penso das coisas?
Marta se levanta.

Marta: Chega, os dois. Você não está errado Elias.

Paula: Mas mãe?

Marta: Por favor, Paula. Agora sou eu quem fala aqui.

Marta olha seriamente para Elias.

Marta: Passei horas pensando e repensando em tudo o que aconteceu hoje Elias e me perguntava onde tinha errado com você. Se quer saber, acho que não cometi nenhum erro. Cada um escolhe o caminho que quer seguir. Você disse que tinha vergonha do que eu estava fazendo. Tudo bem é um pensamento seu e eu vou respeitar. Mas não vou deixar de ser a tia do salgado, querendo você ou não. Acho melhor você ir se acostumando com a ideia.

Elias: Ótimo! Apenas peço que não me exponha ao ridículo de espalhar a todos que é a minha mãe.

Marta: Não se preocupe quanto a isso.

Elias: Ótimo. Com licença.

Elias vai para o quarto. E Marta começa a recolher as fotos. Paula também vai para o seu quarto.

Cena 9
Na casa dos Villani, Teresa (mãe de Omar e Rômulo) se aproxima de Omar que está sentado no sofá.

Teresa: Seu pai me falou da discussão que tiveram.

Omar: O meu pai nunca me deu chance nenhuma de mostrar a minha capacidade.

Teresa: Não é verdade meu filho...

Omar: Como não? Ele sempre preferiu o meu irmão em tudo. Você mesmo sabe disso.

Teresa: O seu pai apenas toma decisões que ele acha ser a mais sensata.

Omar: Claro! E eu como um bom filho devo sempre aceitar tudo de cabeça baixa. Sou mais velho que o Rômulo, mãe. Era eu quem devia estar no cargo de direção do colégio. Eu jamais vou me conformar com isso. Jamais.
Omar se levanta e sai. Teresa fica apreensiva.

Cena 10
Sergio (professor de história) chega em sua casa e beija sua esposa, Ana Paula, que se matem uma certa frieza.

Sergio: Tudo bem?

Ana Paula: Não!

Sergio larga o material sobre o sofá e senta ao lado de Ana Paula.

Sergio: O que está acontecendo com você Ana Paula? Tenho te notado estranha ultimamente. Não é mais a mesma pessoa de antes. Me fala, o que aconteceu com você?

Ana Paula: Quer mesmo saber? Eu quero me separar de você, Sergio? É isso que está acontecendo.

Ana Paula se levanta e vai para o quarto. Sergio fica perplexo e passa as mãos na cabeça.

Cena 11 - NOITE
Rômulo chega em casa e encontra Omar descendo a escada.

Omar: E então, como foi seu primeiro dia como diretor do Colégio Alberto Villani?

Rômulo: Sem ironia, Omar. Estou exausto e ainda tenho um compromisso com a minha noiva. Não tenho tempo para os seus ataques de irmão renegado.

Omar agarra Rômulo pela gola do terno.

Omar: Escuta aqui seu babaca, eu juro que vou tomar a direção do colégio de você. Isso é uma promessa. Você vai se arrepender de ter nascido nessa família quando eu acabar com você.

Rômulo e Omar se encaram. Bernardo aparece.

Bernardo: O que diabos está acontecendo aqui?

FIM DO CAPÍTULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário