segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Capítulo 7: Dama de Aço







CENA 01.RUA.DE FRENTE PARA O SOBRADO.EXT.NOITE

Continuação imediata do capítulo anterior.

sonoplastia- Gostava tanto de Você- Tania Mara

Maria Clara chora desesperadamente com a cabeça na barriga do filho. Bernardo está sentado segurando a cabeça de Michel que está morto.

A policia e o resgate chega:

Nadir- (passando pela multidão que está formada em volta do corpo) Deixem-me passar! Sou a delegada! Deixem-me passar!

Nadir consegue, juntamente com os outros policiais passar pelo meio da multidão e se depara com Maria Clara chorando com a cabeça na barriga de Michel:

Nadir- (perplexa) Maria Clara?! Ele é seu filho?!

Maria Clara- (chorando) Dona delegada, ajuda meu filho, pelo amor de Nossa Senhora! Ele não pode morrer! Eu não sei se vou aguentar! Ele é o meu mais velho! O meu tesouro! O meu primogenito!

Nadir- (tirando Maria de cima do corpo do Michel) Iremos fazer o possivel! Não fique assim, Maria!

Nadir é tirada do local com a ajuda de Zumira, que a leva a abraçando.

CENA 02. SOBRADO DE NICIA. QUARTO.INT.NOITE

Nicia está sentada, encostada na cabeceira da cama, lendo um livro. O titulo está a mostra "Brida- Paulo Coelho" . O telefone toca e Nicia atende:

Nicia- Pronto! ... Não acredito! (agora ela está sorrindo maldosamente) Matou?! Que noticia maravilhosa para se escutar! Estou quase pulando de alegria! Agora eu queria ser uma mosquinha para ver a burra do Piauí chorando e se descabelando! Esta bem, Pedro. Até amanhã!

Nicia desliga o telefone e da um grito de vitória. Fica de pé na cama e começa a pular na cama:

Nicia- (contente) Eu sou a maior, a melhor! Sou a mais diva de todas as divas! Maria Clara que morra para todo sempre! Que seja ela amaldiçoada por toda a eternidade!

CENA 03. Imagens Panoramicas. EXT.NOITE/DIA

Sonoplastia: Garotas não merecem chorar- Luan Santana

Vemos a paisagem da noite se dispersar, e o dia clarear. A cidade de São João do Litoral está voltando ao movimento da manhã, as lojas se abrindo e pessoas andando para o trabalho ou/e escola. Avança até a entranda do sobrado de Maria Clara. (a musica vai parando lentamente).

CENA 04. SOBRADO DA FAMÍLIA CASTRO. SALA.INT.DIA

O relogio que está na parede da sala está marcando sete da matina. Maria Clara está sentada no sofá. Ela está toda de preto. Há um falatório vindo da cozinha:

Andrei- (vindo da cozinha) Vamos, mãe! Vamos prestar a ultima homenagem ao Michel!

Audrin- (indo até a mãe) Eu só acho desnecessario ela ir! Mãe, se quiser não vá! Acho até melhor!

Maria Clara- (chorando) Quem disse que eu não vou ver meu primogenito? Mesmo que seja da pior maneira... infelizmente...

Audrin e Andrei seguram a mãe, um do lado outro do outro lado, e a conduzem até a porta, onde Zumira e os outros dois filhos estão. Caroline está no colo de Zumira.

CENA 05. Cemitério "São Lazaro".INT.DIA

Vemos um cemitério de cima. Com tumulos e mais tumulos. A camera vai descendo e vemos um velório que está reunida algumas pessoas em volta de um caxão, assim que a camera se aproxima do caxão, vemos que Michel está deitado lá. Nicia está no meio das pessoas, ela está de preto.

Maria Clara e a família chega para o velorio. Assim que Maria se aproxima ela, corre até o cachão e quando vê o filho dentro ela desmaia. É segura pelo Sergio:

Sergio- (colocando-a sentada em uma caadeira) Mãe! Mãe! Acorda! Mãe, por favor!

Audrin, Andrei, Zumira e o resto do povo, correu até Maria. Ela acorda. Está atorduada. Dão um copo d' água para ela. Maria bebê e começa a chorar.

Nadir- (aproximando-se caltelosamente) Dona Maria Clara! Eu vim prestar-lhe solidaridade e homenagear seu filho.

Nicia- (aproximando-se também) Maria, eu também vim prestar-lhe minha solidariedade! Saíba que mesmo nos conhecendo tão pouco, eu a adimiro! (Nicia a abraça)

Maria Clara- (chorando nos braços de Nicia) Obrigada, Nicia! Você é um amor de pessoa. Você é minha luz dona delegada Nadir!

Maria Clara larga de Nicia e tropicando um pouco, por conta das pernas bambas, vai perto do caxão acompanhada de todas as pessoa

Maria Clara- Eu gostaria de dizer algumas pavrinhas! Michel foi e sempre será meu filho mais velho, aquele que esteve comigo em todos os momentos dificeis, assim como todos os meus filhos. Michel tinha uma diferença, ele não tinha medo de nada, sabia o que estava fazendo e quando não sabia, improvisava. Quantas e quantas vezes ele me fez rir com o seu humor e quantas me fez chorar por conta das brigas com o pai dele! Ele me deu o sentido a vida, quando nada mais fazia sentindo. Michel se foi, mas nos deixou a sua luz... e tenho certeza que a Virgem Maria está olhando por... ele... (ela começa a chorar intensamente. Todos aplaudem)

Nicia vai até Maria Clara, pega em seu ombro. Maria vira-se e a vê. Nicia a abraça:

Nicia- (fingindo comoção. Abraçando Maria) Minha amiga! Eu sinto tanto por isso! Saíba que se você precisar de mim, eu estarei a sua disposição!

Maria Clara- (chorando e abraçando Nicia) Obrigada, minha amiga! Eu agradeço muito!

CENA 05. SOBRADO DE NICIA. SALA. INT.DIA

Nicia abre a porta da sala, com um vestido preto e uma bolsa preta. Ela trás um sorriso maldoso no rosto. Nicia se joga no sofá:

Nicia- (grita) Haaaaaaaa! A burra do Piauí caiu na minha! (ri como bruxa) Agora ela acha que eu sou amississima dela! Ela que se cuide! (ela ri mais)

CENA 06. IMAGENS PANORAMICAS. PASSAGEM DE DOIS MÊSES .DIA

Sonoplastia: Maria, Maria- Elis Regina

Vemos o tempo passando rapidamente. A camera passa rapidamente por todas as cidades do litoral de São Paulo: Santos, São Vicente, Cubatão, Monguagua, Itanhaem, Guarujá, Ilha Bela. Mostra a imagem de Iemanjá (da cidade de Praia Grande) e de Nossa Senhora Aparecida (Monguagua). Mostra mulheres no seu dia- dia. Logo depois voltamos para a cidade de São João do Litoral.

CENA 07. FEIRA LIVRE. EXT.DIA

Maria Clara está andando com um carrinho de feira cheio de potes dentro. Seu rosto está mais abatido que o normal. Ela vai na barraca de pastel. Um homem está servindo um rapaz:

Juarez- (com sutaque de Portugal) Prontinho!

Maria Clara- Com licença! Eu gostaria de saber se o senhor permite que eu venda os meus bolos aqui?

Juarez- (sorrindo) Que bom que a senhora quer vender bolos! Eu estava pensando em contratar alguém para isso! Vamos fazer o seguinte, a senhora deixa os seus bolos hoje aqui, se vender pelo menos a metade, eu faço uma sociedade com a senhora!

Maria Clara- (contente. Tira os potes do carrinho) Obrigada! Obrigada! Eu vou deixar, além dos bolos, a rosca de polvilho, quem sabe as pessoas gostam...

Juarez- Pode deixar! (ele corta um pedaço e esperimenta) Nossa que delicia de bolo de fubá! Qual é o seu nome?

Maria Clara- Meu nome é Maria, Maria Clara Souza de Castro. E o seu?

Juarez- Juarez de Assis! Então fica assim, mais tarde a senhora volta que eu falo se vendeu ou não!

CENA 08. FEIRA LIVRE. PASSAGEM DE TEMPO. SEGUNDA FASE. EXT.DIA

Sonoplastia: Dona- Roupa Nova

Maria Clara (interpretada por Marjorie Estiano) sai de perto da barraca de Juarez e vai andando mais contente. arrastando o seu carrinho de feira. A camera mostra Maria inteira e foca no céu. Vemos escrito "Passa-se vinte anos". A camera volta em Maria Clara agora bem mais velha (sendo interpretada por Regina Duarte).

Agora Maria Clara não está tão abatida como antes, agora ela cumprimenta a todos com um sorriso no rosto. Ela usa um vestido florido (como sempre gostou) e um lenço na cabeça. Maria está carregando o seu carrinho de feira com os seus potes vasios. Todas as pessoas a cumprimeitam "Bom dia Dama de Aço! Tudo bem?" e ela cumprimeta com sorriso.

CENA 09. SOBRADO DE MARIA CLARA. SALA. INT.DIA

A sala está um pouco diferente, os movéis estão mais mordenos. Vemos Caroline varrendo a sala. Andrei vem do corredor cantarolando:

Carol- (varrendo) Não pisa aqui! estou limpando!

Andrei- (passando na ponta dos pés) Eu preciso passar! Vou trabalhar!

Maria Clara- (entrando pela porta) Cheguei! Também tenho que passar, Carol!

Carol- (contrariada) Passa logo, mãe! E você também, Andrei!

Andrei passou rapidamente e Maria também.

Maria Clara- (grita da cozinha) Filha, o Carlos virá hoje?

Carol- Ele vai vim jantar aqui! Disse que tem uma surpresa para mim! Estou ansiosa!

CENA 10.FRENTE DO SOBRADO DA FAMÍLIA CASTRO.RUA. EXT.DIA

Vemos um taxi parar na frente do sobrado. Jorge desce do carro com uma mala. Ele está mais velho (agora interpretado por Tonni Ramos).

O taxi se vai e Jorge para na calçada.

Jorge- (respira fundo e depois fala) Eu voltei!


CLOSE NO ROSTO DE JORGE. EFEITO FINAL. CONGELA EM JORGE COM UM SORRISO MALDOSO.

FIM DO CAPÍTULO

Os créditos sobem ao som de:


Meu Rio- Maria Gadu


Nenhum comentário:

Postar um comentário