sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Episódio 3: Jovens


[Narrado por Fred]
“Acredite, você tem forças para chegar onde quiser. Basta querer. Se não puder destacar-se pelo talento, vença pelo esforço. Obstáculos e dificuldades fazem parte da vida. E a vida é a arte de superá-los. A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda”.



Bernardo fica esperando uma explicação. Omar solta Rômulo, que arruma o colarinho da camisa.

Bernardo: Ainda estou esperando uma explicação.
Rômulo: O Omar não se conforma com sua decisão de ter me colocado na direção do colégio. Ele não acredita na minha capacidade de direção.
Bernardo: E você acha que isso é motivo para agir de tal forma com seu irmão, Omar?
Omar: O senhor sabe que não aceito sua decisão. Eu é que deveria ser o diretor do colégio, não ele.
Bernardo: Quantas vezes eu vou ter que repetir para você? Minha decisão está tomada e se você aceita ou não, isso é problema seu.
Rômulo: Espero que tenha ficado claro para você agora, irmãozinho. Com licença.
Rômulo se retira da sala. Omar fica explodindo de raiva. Bernardo fica encarando ele por alguns segundos. Depois Omar se retira.

Cena 2
Na casa de Fred, ele estava em seu quarto se arrumando para a festa. Seu irmão Gabriel, que era mais novo, estava sentado em sua cama. Eles dividiam o mesmo quarto. Gabriel estava observando Fred com seu binóculos.

Gabriel: Porquê eu não posso ir com você?
Fred: Já te expliquei que esta festa é só para pessoas mais jovens. Você ainda vai ter muitas festas para ir quando tiver a idade certa.
Gabriel: Ser criança é muito chato.
Fred: Sabe que eu também dizia a mesma coisa... [Fred caminha até seu irmão]... Hoje eu vejo que ser criança é muito melhor. Você não tem tanta responsabilidade, não precisa tomar tanta decisão.
Sônia, a mãe de Fred e Gabriel, bate na porta e entra.
Sônia: Com licença meninos. Só vim te dizer que é para se cuidar na festa. Nada de bebida alcoólica e muito juízo.
Fred: Tudo bem mãe, eu sei o que posso ou não fazer.
Sônia: Não custa nada lembrar um pouquinho mais.
Sônia ajeita a roupa de Fred e arruma seu cabelo. Depois ela beija em sua testa.
Sônia: Meu meninão. Cuida-se meu anjo?
Fred: Mãe, a criança aqui é o meu irmão.
Gabriel olha para eles. Eles se abraçam.

Cena 3
Na casa de Vanessa, ela estava olhando alguns vestidos, indecisa. Sua mãe, Beatriz, se aproxima do quarto chamando por ela. Ao entrar no quarto, Beatriz vê os vestidos sobre a cama.

Beatriz: Então é verdade? A senhorita está pensando em ir a uma festa.
Vanessa: Sim, é a festa de boas vindas do colégio. Todos os alunos vão ir.
Beatriz: Claro que vão, menos você é claro. Sabe muito bem que deve pedir permissão para este tipo de coisa. O que pretendia? Ia sair às escondidas?
Vanessa: Mãe,eu não vejo motivo para tanto alarde. É só uma festa.
Beatriz: Não interessa. Você não vai a lugar nenhum e ponto final.
Vanessa: Mas mãe...
Beatriz: Mais nada. Pode ir guardando estas roupas.
Beatriz sai do quarto. Vanessa senta na cama.
Vanessa: Que droga!
Alice, irmã de Vanessa, entra no quarto e senta em sua cama.
Alice: Uma pena você não poder ir na festa. Ouvi dizer que todos vão estar lá.
Vanessa olha para Alice.
Vanessa: Nhá, nhá, nhá... Me erra garota.
Alice abre um sorriso silencioso. Ela estava feliz em ver Vanessa sendo proibida de ir na festa.

Cena 4
Lucas e Álvaro, estudantes do colégio, estavam junto com outros três amigos bebendo em um posto de gasolina.

Álvaro: Este ano será o melhor de nossas vidas.
Todos vibram.
Lucas: Vamos vencer o campeonato novamente.
Álvaro: Claro que vamos. Seremos Bicampeões, Tri, Tetra...
Todos vibram, empolgados. Lucas olha no relógio.
Lucas: Bom pessoal, eu acho melhor irmos indo. A festa deve estar começando.
Álvaro: É... Vamos que as gatinhas estão esperando.
Todos entram dentro do carro. Lucas dirige. Eles vão para a festa.

Cena 5
Horas depois... Vanessa, que estava deitada na cama, levanta em silêncio. Ela verifica se Alice está dormindo. Ela pega um vestido e entra no banheiro. Alguns minutos depois ela sai arrumada. Vanessa caminha em silêncio e sai do quarto. Ela caminha com cuidado e quase derruba um quadro da parede.

Vanessa: Droga!
Ela continua andando devagar e sai. Alice se mexe e acorda. Ela se levanta e vai até a cozinha. Depois de beber água ela volta para o quarto. Ao sentar na cama, ela percebe que Vanessa não está.
Alice: Vanessa?
Alice vai no banheiro e não encontra ela.
Alice: Então ela foi mesmo na festa. Ai maninha, nossa mãe não vai gostar de saber disso.

Cena 6
Rômulo está parado em frente ao prédio onde Roberta mora. Ele está encostado em seu carro. Roberta desce e vai ao seu encontro. Ele fica encantado com ela.

Rômulo: Você está maravilhosa.
Roberta: Obrigada! Muito gentil da sua parte.
Eles se beijam. Rômulo abre a porta do carro. Roberta entra no carro. Ele fecha a porta e também entra no carro.
Rômulo: Preparada para uma noite inesquecível?
Roberta: Bom, isso vai depender de você.
Rômulo: Então pode ter certeza de que será uma noite inesquecível.
Roberta sorri para Rômulo. Ele liga o carro e começa a dirigir.

Cena 7
Na festa, Paula, Fred, Rogério e Renato estão reunidos.

Paula: Recebi um SMS da Vanessa. Ela disse que teve um contratempo, mas que virá.
Renato: Acho melhor ela não demorar muito se não vai perder o melhor da festa.
Vanessa aparece.
Vanessa: Oi galera, consegui.
Paula: Amiga!
Elas se abraçam.
Vanessa: Minha mãe resolveu pegar no meu pé. Mas dei um jeito.
Renato: Que bom que você veio! Está linda.
Vanessa: Obrigada.
Paula olha para os dois.
Paula: Bom, vamos aproveitar então.
Vanessa: Vamos.
Eles vão para a pista de dança. Letícia e Joana observam Vanessa.
Letícia: Que roupinha mais cafona.
Joana: Verdade. Nota-se que a senhorita certinha não sabe como se vestir para uma festa.
Letícia: O que esperar de uma suburbana?

Cena 8
Rômulo para em frente a um restaurante. Ele desce do carro e abre a porta para Roberta. Ele segura em sua mãe.

Roberta: Obrigada!
Rômulo: Espero que goste deste lugar. É o melhor restaurante do Rio de Janeiro.
Roberta: Com você do meu lado já está perfeito.
Rômulo entrega a chave para o manobrista e eles se dirigem ao recepcionista.
Recepcionista: Boa noite, senhores?
Rômulo: Boa noite. Tenho uma reserva em nome de Rômulo Villani.
Recepcionista: Ah, sim. Me acompanhem por gentileza.
O Recepcionista pede a um dos garçons que conduzam Rômulo e Roberta até sua mesa. Eles agradecem à prestação de serviço do garçom e fazem o pedido. Quando o garçom se retira, Roberta segura a mão de Rômulo.
Roberta: Você é muito romântico. Me considero uma mulher de sorte por ter te conhecido.
Roberta: Na verdade, você é que me inspira em ser exatamente como sou. Inclusive... [Rômulo coloca a mão no bolso que fica dentro de seu terno e retira uma caixinha retangular]... Tenho algo para deixar você ainda mais radiante.
Rômulo entrega a caixinha para Roberta que fica surpresa e feliz.
Roberta: Meu amor, não precisa disso.
Ela abre a caixinha. Era um colar com pedrinhas de diamante.
Roberta: Rômulo? Este colar é simplesmente maravilhoso. Deve ter sido muito...
Rômulo: Não! Por favor, não quero que diga nada. Apenas use. Se você me permite.
Rômulo se levanta e coloca o colar em Roberta. Ele se senta. O garçom aparece com a champanhe e serve para eles. Rômulo ergue a taça junto com Roberta.
Rômulo: A nós?
Roberta: A nós!

Cena 9
Na festa, Elias, Murilo e Denis caminham provocando as meninas, que ficam irritadas.

Elias: São tudo piranhas. Até o final da festa vão estar na cama de um motel com o papai aqui.
Denis: Opa! Também vou querer uma.
Eles dão risada. Paula passa segurando duas bebidas. Ela encara Elias.
Elias: O que foi? Perdeu alguma coisa? Vaza balofa.
Paula continua andando e vai até Vanessa. Ela entrega a bebida para ela.
Paula: Não sei como posso ter um irmão igual ao Elias.
Vanessa: É o jeito dele, amiga.
Paula: Totalmente irritante.
Vanessa: É verdade.
Paula: Olha só quem chegou.
Lucas chega na festa com Álvaro e seus amigos. Eles chegam pulando e gritando. Letícia vai ao encontro de Lucas e lhe dá um beijo. Vanessa fica entristecida ao ver a cena. Paula percebe. Ela pega no braço da amiga e arrasta ela para a pista de dança. Elas dançam animadas. Fred, Rogério e Renato se juntam a elas. De repente Vanessa para e fica perplexa. Paula percebe.
Paula: O que foi amiga?
Rodrigo, o pai de Vanessa, se aproxima delas.
Rodrigo: Vamos para casa Vanessa.
Vanessa: Pai! Por favor, só estou me divertindo. Não estou fazendo nada demais.
Rodrigo: Eu não te perguntei nada, eu te dei uma ordem, obedeça.
Joana que estava indo ao encontro de Letícia, observa a cena e fica assistindo. Ela pega o celular e começa a filmar.
Vanessa: Pai, por favor.
Rodrigo: Eu já mandei você me acompanhar.
Rodrigo agarra Vanessa pelo braço. Renato intervém.
Renato: Para, vai machucar ela.
Rodrigo empurra Renato.
Rodrigo: Você não se meta. Ela é minha filha e eu não dei permissão para que ela viesse para esse antro de pecado. Se os pais de você permitem esse tipo de sem-vergonhice, o problema é deles. Filha minha não! Vamos, Vanessa.
Fred e Rogério ajudam Renato a se levantar. Vanessa vai embora com Rodrigo.
Paula: Gente, que loucura. O pai da Vanessa é muito doido.
Joana se afasta e vai até Letícia.
Joana: Amiga, você não vai acreditar no que acabei de ver.
Letícia: O que houve?
Joana: O pai da Vanessa veio buscar ela. Foi o maior barraco. Ele levou ela arrastada pelo braço. Parece que ela veio escondida.
Letícia: Sério? Bem feito pra ela. Pena que eu perdi essa.
Joana: Mas, eu filmei tudinho.
Letícia: Amiga, você é um máximo. Já sei até o que vamos fazer.


Cena 10
Cíntia [professora de matemática], que estava morando em uma pensão, estava assistindo televisão. De repente ela vê quando um envelope é empurrado por debaixo da porta. Ela se levanta e pega. Ela abre.

Cíntia: Eu não acredito nisso. A pensão será fechada. E agora, o que vou fazer?
Cíntia senta no sofá olhando para o teto. Ela esperneia de gruni de raiva.
Cíntia: Droga!

Cena 11
Lucas e Álvaro estavam bebendo muito.

Joana: Ai amiga, estou preocupada com o Álvaro. Ele está bebendo muito.
Letícia: É verdade. Mas, deixa amiga, eles estão se divertindo.
Joana: É você tem razão.
Fred pega dois copos de bebida no balcão. Ele caminha em direção à Paula, Renato e Rogério. Ao passar por Elias, Murilo e Denis, Elias resolve mexer com ele.
Elias: Lá vai a bichinha.
Fred para e encara os três. Murilo faz um gesto obsceno para Fred.
Fred: Como vocês são ridículos. No fundo não passam de um bando de babacas.
Elias se enfurece e joga a bebida na cara de Fred.
Elias: Ficou louco bichinha, ta querendo morrer?

Elias empurra Fred que fica assustado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário