quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Episódio 5: Jovens


[Narrado por Vanessa]
“O homem se torna muitas vezes o que ele próprio acredita que é. Se insistirmos em repetir para nós mesmo que não podemos fazer uma determinada coisa, é possível que acabemos nos tornando realmente incapaz de fazê-la. Ao contrário, se tenho a convicção de que posso fazê-la, certamente adquirirei a capacidade de realizá-la, mesmo que não a tenha no começo”.



Em um cruzamento, o sinal estava vermelho. Como já era tarde da noite, Lucas acelera e acaba sendo atingido por outro veículo que cruzava a rua. O carro capota e se choca contra uma parede.Lucas, mesmo ferido, consegue sair do carro.Álvaro estava desacordado, assim como os outros dois amigos deles que estavam no banco detrás.

Lucas: Socorro! Alguém nos ajude.
Lucas cai no chão. Enquanto algumas pessoas se aproximam. Alguns minutos depois, todos os garotos estavam sendo atendidos por paramédico e encaminhados ao hospital. Lucas teve apenas alguns ferimentos leves, assim como os outros dois garotos que estavam no banco detrás. No entanto, Álvaro, que estava sem o cinto de segurança, estava desacordado e sua situação era mais delicada. Ele é levado direto para o CTI imobilizado.

Cena 2
Paula chega em casa e Elias também chega em seguida.

Paul: Temos que conversar.
Elias: Ah, não enche.
Paula: Não é questão de não enche. Você está cada vez mais insuportável. Pensa que não vi suas atitudes na festa.
Elias: O que você tem haver com a minha vida sua gorda?
Paula: Pode me chamar do que quiser. Suas palavras não me atingem. Mas eu não vou permitir que você zombe dos meus amigos.
Marta aparece na sala.
Marta: Ei, o que está acontecendo aqui?
Elias: Essa daí resolveu ficar pegando no meu pé.
Paula: A verdade é que o Elias está se comportando como um marginal, mãe. Sinceramente ele está indo por um péssimo caminho.
Marta: O que o Elias aprontou dessa vez?
Elias: Quer saber? Eu vou dormir que ganho bem mais. Fui.
Paula: Está vendo só? Ele fica zombando de todos que tentam abrir os olhos dele.
Marta: Tenha paciência Paula, seu irmão é um garoto difícil. Mas ainda tenho esperança de que tudo vai se acertar.

Cena 3
Vanessa chora enquanto lembra do que aconteceu na festa. A imagem do seu pai arrastando ela na frente de todos a deixou humilhada. Ela se levanta e vai até a janela. Ela olha para o céu e vê a lua brilhando, completamente redonda. Neste mesmo momento, Renato está na janela de seu quarto também observando a lua.

Renato: Como queria dizer tudo o que sinto por você, Vanessa. Mas como? Não tenho coragem.

Cena 4
AMANHECE... No hospital, Lucas estava em um quarto, pois havia passado a noite em observação. Um médico entra no quarto.

Médico: Bom dia! E então, como se sente? Alguma dor?
Lucas: Bom dia, doutor. Apenas algumas dores, mas nada muito complicado. Acho que tive sorte.
Médico: De qualquer forma, vamos fazer mais um check-up apenas por prevenção. Vou te receitar alguns remédios, caso necessite. Abras os olhos.
O médico examina as pupilas de Lucas.
Médico: Bem, a princípio nada de anormal. Mas antes de te liberar, terá que depor para o delegado. Aliás, ele já chegou. Vou mandá-lo vi até aqui.
Lucas: Delegado?
Médico: Exatamente. Infelizmente é o procedimento certo nestes casos. Foi um acidente com vítimas lesionadas.
Lucas: Entendo. A princípio, sabe como está o meu amigo, o nome dele é Álvaro?
Médico: Continua em coma induzido. O caso dele é um pouco complicado. Não sabemos ao certo quais as conseqüências que este acidente terá sobre este jovem.
Lucas: Ele corre risco de vida, doutor?
Médico: Apesar de ser um estado delicado, descarto a possibilidade de o paciente vir a óbito. Bom, tenho que ir. Pedirei ao delegado que venha colher seu depoimento. Atém mais rapaz.
O médico sai e Lucas fica apreensivo.

Cena 5
Vanessa aparece para tomar café da manhã. Beatriz e Rodrigo (seus pais) estão sentados. Ela senta sem falar nada.

Beatriz: Não adianta fazer essa cara de Maria Antonieta. Deveria nos agradecer por cuidar de você.
Vanessa fica em silêncio. Alice aparece e depois de desejar bom dia para seus pais, dando um beijo no rosto de ambos, ela se senta.
Beatriz: Deveria seguir o exemplo de sua irmã. Essa sim está sempre respeitando e nos obedecendo.
Vanessa continua séria. Ela pega o celular e manda um SMS para Paula. Beatriz fica irritada.
Beatriz: Vai fingir que não está escutando o que estou dizendo, Vanessa?
Vanessa: O que você quer que eu te diga, mãe? Não é isso que filhos obedientes devem fazer? Apenas escutar?
Beatriz: Ainda tem a audácia de me afrontar, você está vendo isso Rodrigo?
Rodrigo: Não vou admitir que falte com respeito à sua mãe, ouviu?
Vanessa: Tudo bem, papai. Como vocês quiserem. Já vi que aqui dentro minha palavra não vale de nada. Quer saber, eu já vou indo.
Beatriz: Nada disso, espere sua irmã.
Vanessa se levanta e sai enquanto fala.
Vanessa: Ela já está bem grandinha e sabe onde fica o colégio. Adeus.
Beatriz: Vanessa? Volte aqui agora, eu estou mandando.
Vanessa vai para o colégio. Beatriz faz cara de irritada.
Beatriz: Ela só faz isso para me provocar. Senhor, eu te rogo, dê juízo a esta garota.

Cena 6
Na casa dos Villani, Bernardo, Teresa, Simone e Omar estavam sentados tomando o café. Rômulo chega e senta.

Rômulo: Bom dia, família!
Bernardo: Bom dia, meu filho.
Teresa: Bom dia, meu amor.
Simone apenas dá uma risada nada animadora enquanto Omar fica quieto.
Rômulo: Estou faminto. Hoje farei algumas adequações para o colégio. Acho que o senhor irá gostar muito meu pai.
Bernardo: Tenho certeza disso. Não errei em escolher você para este cargo.
Omar atira o guardanapo sobre a mesa e se levanta irritado.
Teresa: Meu filho, não vai terminar o café?
Omar: De repente fiquei sem estômago para digerir qualquer coisa. Com licença.
Omar sai.
Bernardo: De nada vai adiantar o Omar ficar pisando em ovos. A decisão é minha e ele tem de aceitar. Rômulo é mais capacitado para o cargo da direção do colégio e não mudarei minha escolha por capricho bobo do Omar. Ele que aprenda a aceitar os fatos.
Teresa: Tenha paciência, logo ele acabará aceitando.
Simone escuta tudo em silêncio.

Cena 7
Celso, paia de Rogério, estava analisando alguns papéis, quando Rogério aparece.

Rogério: Bom dia, pai!
Celso: Bom dia, filhão. Já está indo pra aula?
Rogério: Sim.
Celso: Então tenha um bom dia.
Rogério: Valeu!
Rogério se vira para sair, mas volta com um ar de curiosidade.
Rogério: Pai, posso te fazer uma pergunta?
Celso: Mas é claro! O que você quer saber?
Rogério: Ontem eu encontrei uma foto da minha mãe. Você estava com ela. Você ainda é apaixonado pela mamãe?
Celso larga os papéis e fixa os olhos em Rogério.
Celso: Tudo o que você precisa saber é que sua mãe nos abandonou a muito tempo e jamais deu notícias. Nem mesmo sei se esta viva. Não vale a pena pararmos nossa vida por causa dela. Estamos juntos e é o que importa. Entendido?
Rogério: Claro! Desculpa pela pergunta.
Celso: É melhor você ir se não vai acabar se atrasando.
Rogério: Pode deixar que eu já estou indo. Até mais.
Rogério vai para o colégio e Celso fica pensativo.

Cena 8
Brandão estava treinando Adonys.

Brandão: É isso aí campeão, está indo muito bem.
Roberta entra na academia e começa a observar a luta. Adonys finaliza.
Brandão: Perfeito. Pausa para descanso e depois retomamos para os ajustes.
Adonys desce do ringue e vai ao encontro de Roberta.
Adonys: Você por aqui?
Roberta: Mas não vai se animando. Só vim te dizer que não quero você me perseguindo quando eu estiver com o meu futuro marido.
Adonys: Mas do que é que você está falando?
Roberta: Agora vai se fazer de desentendido? Ontem a noite você foi no mesmo restaurante que eu e o Rômulo. A propósito, quem é a sua nova vítima?
Adonys: Quer dizer que vocês estavam lá ontem? Eu nem percebi. Mas pelo que estou vendo, você está mais curiosa do que preocupada com o fato de eu estar no mesmo ambiente que você e o seu noivinho. Fala a verdade Roberta, você ficou com ciúmes de mim não é?
Roberta: O quê? Era só o que me faltava...
Adonys agarra Roberta e lhe rouba um beijo. Ela retribui com uma bofetada.
Roberta: Atrevido. Só vim mesmo te dar um recado e já fiz isso. Some da minha vida seu... seu... ah, esquece.
Roberta sai furiosa e Brandão se aproxima de Adonys.
Brandão: Mas o que foi tudo isso?
Adonys: Nada demais treinador. Ela me ama. Vamos treinar?
Brandão: Demorou.
Eles voltam ao treinamento.

Cena 9
No colégio, Vanessa encontra Paula e Fred no pátio.

Vanessa: Oi pessoal.
Paula: Oi amiga,como é que você está? Ficamos preocupados ontem.
Vanessa: Não, está tudo bem. Meu pai apenas fez o discurso dele e nada mais. Pior mesmo foi o constrangimento.
Fred: Imagino, amiga.
Paula: Amiga você soube do acontecido?
Vanessa: Que acontecido?
Paula: Foi com o Lucas. Ontem depois que saíram da festa, ele e os amigos acabaram sofrendo um acidente de carro.
Vanessa: Como assim? Como ele está?
Paula: Ao que tudo indica ele não se machucou muito, ao contrário do Álvaro. Parece que ele está em coma.
Vanessa: Que horror. Ainda bem que o Lucas está a salvo.
Joana e Letícia estavam um pouco afastada dos três, mas estavam olhando para eles.
Joana: Você vai fazer quando aquele negócio?
Letícia: Depois. Primeiro preciso que o Lucas volte, não seria conveniente que ele perdesse o showzinho.

Cena 10
Lucas observa Álvaro. De repente ele percebe que Álvaro abre os olhos.

Lucas: Álvaro? Você consegue me ouvir?
Álvaro: Onde estou? O que aconteceu comigo?
Lucas: Está tudo bem. Aconteceu um acidente e...
Álvaro: Acidente? Que acidente? Do que você está falando?
Lucas: Calma, vai ficar tudo bem. Vou chamar a enfermeira.
Álvaro: Minhas pernas.
Lucas: O que tem elas?
Álvaro se desespera.
Álvaro: Minhas pernas. Eu não consigo mexer elas. O que está acontecendo comigo? Porque não sinto as minhas pernas?


Nenhum comentário:

Postar um comentário