sábado, 18 de outubro de 2014

Episódio 8: Jovens



[Narrado por Fred]
“Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam um ano e são melhores. Há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis”.

Raquel se aproxima de Vanessa e Lucas e fica furiosa ao vê-los abraçados.

Raquel: Que lindo! Será que devo aplaudir esta cena tão bonita?
Vanessa se afasta de Lucas.
Raquel: E então? Alguém pode me explicar o que está acontecendo aqui?
Lucas: Não está acontecendo nada demais, Raquel.
Raquel: Ah, não? E pode me dizer o que está fazendo abraçado com essa aí?
Lucas: Ela apenas estava me dando um apoio...
Raquel: Apoio? Ah, não se faça de idiota, Lucas. Eu sei muito bem que essa garota gosta de você. Mas escuta bem garota, fica longe do Lucas, ele é meu namorado e você não tem nada que se aproximar dele, entendeu?
Lucas: Para com isso, Raquel! Já chega.
Raquel: E você vai defender ela? Era só o que me faltava.
Vanessa: Tudo bem, me desculpa, Lucas. Eu não deveria mesmo ter vindo. Desculpa.
Lucas: Não. Espera, Vanessa...
Vanessa vai embora apressada.
Raquel: Lucas, não ouse ir atrás dela. Já chega tudo o que eu vi.
Lucas: Eu não acredito que você fez isso. Sabe que odeio quando você faz esse tipo de coisa.
Raquel se aproxima dele e abraça ele.
Raquel: Eu sei amor, mas é que eu não suporto ver outra pessoa te abraçando. Você é meu namorado. Por caso gostaria de ver outro homem me abraçando?
Lucas: Uma coisa não justifica outra, o que você fez foi horrível.
Raquel: Ta, ta, ta... Desculpa, mas vamos esquecer isso. Como você está? Queria ter vindo antes, mas tive que ir na aula primeiro. Sua mãe me disse que você estava bem...
Lucas: Estou legal...
Raquel: Certeza?
Lucas: Já disse que sim.
Raquel dá um beijo em Lucas que permanece frio.

Cena 2
Fred estava deitado sobre sua cama com o seu diário aberto. Ele mantinha esse diário em sigilo absoluto, pois nele, Fred contava tudo que lhe acontecia, de bom e de ruim. Inclusive seus medos e seus sonhos. Ele estava escrevendo...

[Quando eu me descobri gay, sabia que iria ter de enfrentar diversos desafios ao longo de minha vida. Hoje foi um dia difícil, em mais um daqueles em que sou vítima de pessoas que não me entendem e não tem a capacidade se colocarem em meu lugar. A situação em que vivo agora não foi a primeira e nem será a ultima vez que vou. Sei que enquanto eu viver, terei que aprender a conviver com essas coisas, e tentar ser forte, o máximo possível...]

Gabriel entra no quarto e Fred fecha o diário, colocando-o debaixo do travesseiro.
Fred: Gabriel, porque você não bateu na porta?
Gabriel: Desculpa, não sabia que estava ocupado.
Fred: Tudo bem, o que você quer?
Gabriel: Eu vim te mostrar a minha nova coleção de planetas...
Fred: Gabriel, desculpa, mas eu não estou com cabeça pra nada disso hoje. Me desculpa.
Gabriel: Tudo bem, te mostro outra hora então.
Gabriel sai do quarto frustrado. Fred deita sobre a cama e coloca o travesseiro sobre o rosto.

Cena 3
Eliane chega em sua casa, na companhia de Cíntia.

Eliane: Pode entrar e ficar a vontade, já pode se sentir de casa.
Cíntia: Obrigada. Nossa, muito lindo seu apartamento.
Eliane: Obrigada!
Elas senta no sofá.
Eliane: Agora tudo o que você precisa fazer é só trazer suas coisas.
Cíntia: Farei isso hoje mesmo.
Cíntia passa as mãos sobre a cabeça descendo até a nuca.
Eliane: Estou percebendo que você está muito tensa.
Cíntia: Digamos que a minha conversa com o todo poderoso não foi nada amigável. Eu nunca vi um homem tão arrogante quanto este Rômulo Villani. Quem ele pensa que é para me dizer como eu devo me portar com os meus alunos?
Eliane: Infelizmente os Villanis são muito rudes. O pai dele, seu Bernardo, era um tanto quanto ele. Não é a toa que o filho seja do mesmo jeito.
Cíntia: Talvez fosse melhor a direção do colégio nas mãos de alguém que não fosse um Villani.
Eliane: Talvez, mas infelizmente o colégio é dessa família e é muito pouco provável que venha a ter como diretor alguém que não seja da família.
Cíntia: O que nos resta a se conformar com a situação.
Eliane: Exatamente. Bom, vou pegar algo para bebermos, o calor está muito forte. Gosta de limonada?
Cíntia: Sim!
As duas se dirigem em direção à cozinha conversando.

Cena 4
Brandão está olhando alguns papéis em uma prancheta. Elias aparece.

Elias: Fala, pai!
Brandão: E ae, filhão! Surpresa boa.
Eles se abraçam.
Elias: Passei mesmo só pra te dar um oi e saber como você está?
Brandão: Estou ótimo. Fico feliz que tenha vindo me visitar. E sua irmã, como está?
Elias: Como sempre, uma chata.
Brandão: Não fala assim da sua irmã. É o jeito dela. Mas você não... Você é o meu campeão! Meu orgulho. Futuro lutador profissional.
Brandão chacoalha o cabelo de Elias e coloca o braço em volta do pescoço dele, enquanto riem.

Cena 5
Ana Paula está sentada no sofá, com um aspecto de sofrimento. Sérgio abre a porta e entra. Ele coloca sua pasta sobre a mesa e vai até ela.

Sérgio: Oi, meu amor!
Ele tenta lhe dar um beijo, mas Ana Paula vira o rosto. Ele senta do lado dela e fica observando-a por alguns segundos.
Sérgio: O que aconteceu com nós? Porque você não me diz o motivo de tudo isso?
Ana Paula continua em silêncio.
Sérgio: Você está apaixonada por outro homem? É isso?
Mais silêncio.
Sérgio: Será que pode responder as minhas perguntas? Eu mereço que seja franca comigo. Porque você está sendo tão fria assim?
Ana Paula olha para Sérgio.
Ana Paula: Eu não tenho nada para te dizer. Já te disse que quero o divórcio. É simples.
Sérgio: Simples? Do dia para a noite você resolve destruir nossa história e acha tudo simples?
Ana Paula: Eu não quero saber de dramas. É a minha vontade. Não estou feliz ao seu lado, puxa vida, será custa você entender isso?
Sérgio: Custa! Custa muito. Isso não é explicação suficiente para que eu desista de tudo o que eu sinto por você.
Ana Paula: Então eu só lamento por você.
Ana Paula se levanta e sai da sala. Sérgio olha para o teto e fica com os olhos lacrimejando.

Cena 6
Vanessa chega em casa e Beatriz vem ao seu encontro.

Beatriz: Será que eu posso saber onde a senhorita estava até essa hora?
Vanessa: Fui ver um colega meu que sofreu um acidente...
Beatriz: Ver um colega? Por acaso esqueceu que está de castigo?
Vanessa: Mãe, por favor...
Beatriz: Por favor, digo eu, Vanessa. Estou cansada de ficar o tempo todo reclamando com você. Está na hora de você passar a ter mais responsabilidade e respeito diante dos seus pais. Se te falamos algo é porque é o correto a fazer.
Alice observava tudo escondida, estava se divertindo com as broncas que Beatriz estava dando em Vanessa.
Beatriz: Espero que isso não se repita. Nem falarei nada para o seu pai, mas se voltar a desobedecer, você verá o que iremos fazer.
Vanessa: Como assim? Isso é uma ameaça?
Beatriz: Aviso! Apenas isso. Agora vá para o seu quarto.
Vanessa sobe enxugando as lágrimas. E Beatriz fica na sala com uma mão na cabeça e a outra na cintura, respirando profundamente.

Cena 7
NOITE. Na casa de Renato, ele estava sentado em sua cama ouvindo música no celular. Seu pai, Leonardo, bate na porta e entra. Renato tira os fones do ouvido.

Leonardo: E ai filho? Tudo bem?
Renato: Tudo certo, pai.
Leonardo: Resolvi fugir um pouco da sua mãe.
Renato: Ela está naqueles dias?
Leonardo: Digamos que sim.
Renato: Pai, por acaso você já gostou de uma garota que não podia ter?
Leonardo: Como assim filho? Acho que não existe garota inalcançável, desde que tenha algum grau de parentesco impedindo...
Renato: Não, não é bem a isso que me refiro. O que eu quero dizer é se por acaso você já se sentiu atraído por uma amiga sua?
Leonardo: Ah, entendi. Então quer dizer que o meu garotão está gostando de uma amiguinha?
Leonardo dá uma risada.
Renato: Para, pai, é sério.
Leonardo: Certo, desculpa. Bom, neste caso é um pouco delicado, mas não acredito que seja impossível. Porque não tenta dizer para ela o que sente. Se for mesmo algo verdadeiro, você não vai perder nada.
Renato: Mas e se eu acabar de alguma forma fazendo com que ela se afaste de mim? Não sei como lidaria com isso.
Leonardo: Bom, é uma escolha a se fazer... Mas se quer um conselho, não tenha medo de perder. Às vezes, é tendo medo de perder que acabamos perdendo. Pensa nisso.
Renato: Pois é, você tem razão.
Leonardo: Tenho certeza de que você fará a coisa certa. Você é inteligente.
Renato: Obrigado por me ouvir.
Leonardo: Como assim? Você não tem o que agradecer, é para isso que eu estarei sempre aqui. Conta sempre comigo filhão.
Eles se abraçam.

Cena 8
Vanessa estava olhando algumas fotos que ela havia tirado com seus amigos. Algumas excursões de colégio, festas e até mesmo de passeios de finais de semana. Paula liga e ela atende.

Vanessa: Oi amiga!
Uma voz de choro.
Paula: Oi Nessa! Que houve? Está com voz de choro.
Vanessa começa a chorar enquanto fala com Paula.
Vanessa: Ai amiga, eu não estou aguentando mais essa ditadura aqui em casa, estou me sentindo sufocada.
Paula: Calma amiga, você não está sozinha, estou aqui. Pode desabafar comigo. E se precisar chora a vontade, isso vai te fazer se sentir melhor.
Vanessa: Eu queria sumir...
Paula: Não fala isso amiga, você é muito importante para todos nós que somo seus amigos. Nunca diga isso novamente. Sei que é difícil se sentir controlada, mas logo isso vai passar. Mas você não pode se render assim.
Vanessa: Obrigada, amiga.
Vanessa continua chorando e falando com Paula.

Cena 9
Joana estava sentada em um banco de uma pracinha. Um carro para e ela caminha até ele. Era Dênis que estava dirigindo.

Dênis: Entra aí, vamos dar uma volta. Conheço um lugar bem legal.
Joana: Não sei se devo. Porque não ficamos por aqui mesmo?
Dênis: Joana, você me conhece. Eu não sou nenhum psicopata. Confia em mim, você vai adorar o lugar que eu quero te mostrar.
Joana fica pensativa, mas entra no carro. Ela coloca o cinto.
Dênis: Você está linda.
Ele liga o carro e sai dirigindo.

Cena 10
Simone entra no quarto e encontra seu marido mexendo no laptop.

Simone: Tenho uma boa notícia para te dar.
Omar: Que notícia? Não vai me dizer que está grávida...
Simone: Claro que não. É sobre o que tinha te prometido, lembra?
Omar: Ah, sim! E aí?
Simone: E aí que eu já comecei a mexer meus pauzinhos. Em breve Rômulo Villani será colocado para fora do colégio Alberto Villani e você, assumirá este lugar.
Omar: Sonho com isso? Mas você tem certeza do que planeja fazer?
Simone: Apenas confie em mim. Se te prometi, eu vou cumprir.
Omar: É por isso que eu te amo, sabia?
Eles se beijam e rolam sobre a cama.

Cena 11
O celular de Renato toca e ele atende. Era Rogério.

Renato: Oi Rogério!
Rogério: E ae, beleza?
Renato: Tranquilo. E você? Não espera que me ligasse.
Rogério: Pois é, mas preciso contar uma coisa para alguém e só me lembrei de você. Não que eu não confie nos outros, mas você é meu brother de mais tempo. Me sinto mais seguro te falando.
Renato: Aconteceu alguma coisa?
Rogério: Ainda não. Mas eu não sei ainda como tudo isso pode terminar.
Renato: Não estou entendendo.
Rogério: Só te peço que não comente isso com ninguém. Cara, eu estou amarradão na professora Cíntia!
Renato: Como é que é?
Renato fica surpreso. Eles ficam conversando.

Cena 12
Dênis para o carro no alto de uma estrada que dá para ver um pedaço da cidade iluminada. O céu estava coberto de estrelas. Eles saem do carro.

Joana: Nossa, que linda essa vista.
Dênis: Eu disse que você ia gostar.
Joana: Incrível!
Joana abre os braços e fecha os olhos, respirando lentamente. Dênis observa ela por alguns segundos e pega na mão dela. Joana abre os olhos e encara ele.
Dênis: Eu sempre quis ficar com você. Você é muito linda.
Joana: Dênis, eu...
Dênis: Xiii... Por favor, não fala nada.
Dênis beija Joana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário