segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ironia Do Destino: Capítulo 1


Novela de Rennan Lopes

Exibida pelo TV NOVELAS.

©DIREITOS RESERVADOS A EMISSORA E AO AUTOR DA OBRA.

CIDADE DE ESMERALDA à PASSEIO PELAS RUAS à NOITE (18h:40min)
(Instrumental: Songbird – Kenny G) É ano de 2009. Localizamo-nos em um bairro rico da fictícia cidade de Esmeralda.
Em meio a belas praças e jardins floridos, mansões altas com vários andares e pessoas com trajes de gala andando em limusines ou conversíveis, encontra-se uma linda mansão branca com toques neutros de bege e nude, alta e com um lindo e amplo jardim em sua frente. Nesta mansão moram Karina, uma jovem patricinha que está prestes a se casar, e Augustus, um velho milionário muito humilde que cuida de sua neta desde que os pais dela, Ângela e Marcos, vieram a falecer em um incêndio dentro do almoxarifado da matriz de sua empresa de produtos automobilísticos.
MANSÃO NARVALLI à QUARTO DE KARINA à NOITE (18h:42min)
            Em seu quarto, Karina não consegue decidir qual sapato calça para ir à cerimônia de seu próprio casamento.
KARINA (anda de um lado para o outro): Ai, droga, droga, droga! Com qual eu vou? E você nem pra me ajudar, né vovô?
            AUGUSTUS: Eu? E desde quando eu tenho cara de crítico de moda, hein Karina?
            KARINA: Não precisa ser tudo isso pra me ajudar a escolher um mísero sapato, vovô!
            AUGUSTUS: Se é só um mísero sapato, pra que essa indecisão? Se decide logo, que eu vou enrolar os convidados pra que eles não saiam da igreja, como já está acontecendo.
            Augustus sai do quarto.
            KARINA: Uhh... Homens!
APARTAMENTO DE SABRINA E MIGUELITO à SALA à NOITE (18h:43min)
A empregada Titica limpa o pó da estante do apartamento de seus patrões, Sabrina e Miguelito, cantando e dançando.
            TITICA: ♪O meu trabalho é uma droga. Mas tenho que ficar limpando a sujeira... do seu MI-MI-MI-MI-MI-MI-MI-Miguelitoô. E os absorventes da dona SA-SA-SA-SA-SA-SA-SA-brina-brinaa ♪
MIGUELITO (entra na sala): Que é isso, Titica?
            TITICA: Ué, tá vendo não, seu Miguelito? Tô limpando o pó da estante. Por quê? Quer limpar pra mim?
            MIGUELITO: Nossa, não precisa me engolir não, Titica. Só perguntei por causa dessa sua imitação fajuta de Lepo-Lepo.
            TITICA: A única imitação que eu conheço aqui dentro desse apartamento é a dona Sabrina. Imitação barata de madame!
            Sabrina chega das compras com os filhos, Márcio e Isabela.
            SABRINA: Opa! Quer falar de mim, fala na cara, Maria Etiniana.
            TITICA: Dona Imitaç... quer dizer... dona Sabrina! Mas a senhora não tava no casamento da menina lá? Como é o nome? Da Karina?
            SABRINA: Eu? No casamento de uma Narvalli? Nem morta! Conheci a avó dessa menina. Era mais chata do que a cabeça do Miguelito.
            MIGUELITO: Ei, não me mete nas suas fofoquinhas não!
            SABRINA: Fofoquinhas, é? Não era a toa que a avó da Karina me chamava de louca varrida.
            MIGUELITO: Ué, e por que ela te chamava assim?
            SABRINA: Porque eu casei com você!
            Sabrina vai para o quarto com os filhos. Titica ri.
            MANSÃO NARVALLI à JARDIM (FACHADA) à NOITE (18h:45min)
Augustus vai chamar o motorista para leva-lo até a igreja, mas é surpreendido por uma pessoa mascarada com uma faca na mão, que o esfaqueia e sai correndo. Aos poucos, uma multidão vai surgindo ao redor do corpo de Augustus.
            IGREJA à INTERIOR à NOITE (18h:46min)
Os convidados do casamento estão muito impacientes. O noivo, Dante, não aguenta mais ficar em pé, esperando por Karina.
            DANTE (pensando): “Que demora! O que será que essa patricinha dos infernos tá fazendo?”
            MANSÃO NARVALLI à QUARTO DE KARINA à NOITE (18h:47min)
Karina finalmente decide qual sapato usar.
KARINA: É esse aqui mesmo!
Karina calça o sapato.
MANSÃO NARVALLI à JARDIM à NOITE (18h:47min)
Quando finalmente sai da mansão, vê o corpo de seu avô morto no jardim.
            KARINA: Vovô?
A jovem vai correndo até onde o corpo de seu avô, que já está morto.
KARINA (desesperada): Vô, acorda, vô! Acorda!
Uma ambulância chega e leva Augustus para o hospital.
KARINA (grita): Vovôôôô!!!!
Karina se ajoelha no chão, chorando.
            CIDADE DE ESMERALDA à PONTOS TURÍSTICOS à NOITE/DIA
            (Música: Duas Metades – Jorge e Mateus) A câmera grava vários pontos da fictícia cidade de Esmeralda à noite. Mostra prédios, casas de arquitetura antiga, praças, jardins e etc. Amanhece e a câmera mostra um grande prédio, onde moram Sabrina e Miguelito.
APARTAMENTO DE SABRINA E MIGUELITO à SALA à MANHÃ (09h:34min)
Miguelito está indo para o trabalho, ajeitando a gravata e cantando.
MIGUELITO:Eu não sou cachorro não...
TITICA: Eu ainda tenho minhas dúvidas, viu?
MIGUELITO: Mas quê que é isso, hein Titica? Será que você acordou e pensou: “Ah, vou irritar o Miguelito”, foi isso?
TITICA: Nossa, tá de TPM, patrão? Só tava brincando.
MIGUELITO: Há-há-há, eu tô morrendo de rir com a sua piada. Merece o Oscar!
TITICA: Cê acha, patrão?
MIGUELITO: Acho... o Oscar de empregada mais chata e infantil do ano!
Miguelito sai para o trabalho.
TITICA: Nossa, que gentileza. Bom, eu vou é cuidar com minhas coisas que hoje o negócio tá brabo. Seu Miguelito arriou um barro que ninguém dá conta...
MIGUELITO (grita): Eu ouvi isso!!!
TITICA: Ué, só disse a verdade!
HOSPITAL à SALA DE ESPERA à MANHÃ (09h:38min)
Karina chora muito com a morte de seu avô. Um médico se aproxima dela.
            MÉDICO 1: Senhorita, você precisa fazer silêncio, estamos num hospital.
            KARINA: Dane-se o silêncio! Meu avô tá morrendo e você me pede silêncio?
            MÉDICO 1: Senhorita, por favor!
            Os médicos levam Augustus para a emergência, numa maca, coberto por um plástico preto.
KARINA: Eu quero ver meu avô! Eu quero meu avô!
Dois seguranças seguram Karina, para que ela não vá até o avô.
            KARINA: Me larga, me larga! Vai quebrar minha unha!
            Juliette, uma amiga de Karina, está sentada na sala de espera do hospital e vê a cena.
JULIETTE: Como você pode pensar em unha numa hora dessas, amiga?
            KARINA: Ah, Julie! Que bom que você ainda tá aqui. Amiga, fica aqui até o resultado sair. Eu tô com muito medo do meu avô...
            JULIETTE: Opa! Vira essa boca pra lá! Mas, me diz, e o Dante?
            KARINA: Meu Deus, o Dante! Com tudo isso até esqueci que eu ia me ca... pera, eu tô de vestido de noiva no hospital?
            JULIETTE: Não, imagina... Você tá com um vestido de dançar quadrilha. Ê, pula fogueira! Claro que você tá de vestido de noiva, né?
            KARINA: Nossa, nem vi o tempo passar!
            JULIETTE: Não viu o tempo passar mesmo, você dormiu feito uma pedra aí no banco. Quer dizer, feito uma pedra não; feito uma porca! Roncava que era uma beleza!
            O médico responsável pelo exame de Augustus aparece.
            MÉDICO 2: Senhoras...
            JULIETTE: Senhoritas!
            MÉDICO 2: Pois bem... Senhoritas, já temos o resultado de todas as avaliações feitas no senhor Augustus Narvalli.
            KARINA (levanta-se do banco) E aí, doutor? O quê que deu?
            CASA DE DANTE à QUARTO à MANHÃ (09h:42min)
            Dante, o noivo de Karina, fala sozinho, sentado em sua cama.
DANTE: Droga! Por que logo agora aquele velho idiota foi morrer? Bom, mas de um jeito ou de outro eu vou conseguir a grana do coroa! E quer saber? Não vai ter mais essa presepada de cerimônia e festa de casamento. Eu e a vagaba daquela Karina vamos nos casar só no civil e pronto! Quero logo botar as mãos na grana preta do velho!
HOSPITAL à SALA DE ESPERA à MANHÃ (09h:44min)
KARINA (grita): Fala logo, doutor! Fala!!
            JULIETTE: É, meu filho, fala logo que eu tenho que voltar pra minha casa pra ver como o Manoel Carlos tá.
            KARINA: O Manoel Carlos tá na sua casa?
            JULIETTE: Claro que meu cachorro tá em casa. Na boate é que ele não ia estar!
            KARINA: Mas que ideia, hein, Julie? Onde já se viu um cacho...
            MÉDICO 2: Ele está morto.
            KARINA (horrorizada): O quê?
            (Instrumental: Dark Suspense)
            APARTAMENTO DE NANDINHA à CORREDOR DA PORTA à MANHÃ (09h:48min)
            Dante vai ao apartamento de sua amante, Nandinha. Ela o recepciona com um selinho.
NANDINHA: Oi, mô!
            DANTE: E aí, gostosa! Tudo bem?
            Dante beija o pescoço de Nandinha.
            NANDINHA: Ai! Tá assanhado hoje, hein?
            DANTE: Fazer o quê? Com um avião desse na minha frente! Hehe!
            NANDINHA: E aí? Já casou com aquela outra?
            DANTE: Pior que não!
            NANDINHA: Como assim, “pior que não”? Vai dizer que ela disse “NÃO” lá em cima do altar.
            DANTE: Não, não foi isso. É que o avô dela morreu e...
            NANDINHA: Uhh, aquele velho bunda mole! Sempre atrapalhando!
            DANTE (desconfiado): Como assim, sempre atrapalhando?
            NANDINHA: Nada... nada não. É que... ele atrapalhou, né, que você casasse e ficasse logo com o cascalho.
            DANTE: Ah tá. Entendi...
            CASA DE JULIETTE à SALA à MANHÃ (09h:50min)    
            Juliette, que é meio maluquinha, conversa com seu cachorro de estimação, Manoel Carlos. Ela possui diversos animais com nome de artistas além do cão: o sabiá fêmea Roberta Miranda, o avestruz Ney Latorraca e etc.
JULIETTE: É, bebê! O vovô da dinda morreu... Ah, mas não fica com essa cara de Maneco sem Helena. Vai passar, viu? Agora, vamo papar? É, bebê! Papar! Ó a raçãozinha que a mamãe comprou! (mostra a ração “Helena”) Ó, presta atenção: sabia que os cachorros das famosas já comeram essa raçãozinha aqui? É! O cãozinho da Lilian Lemmertz, da Maitê Proença, da Regina Duarte... Come, Manequinho, come! Isso, bebê!
            MANSÃO NARVALLI à SALA à MANHÃ (09h:54min)
Karina é consolada pelas empregadas.
            KARINA (chorando): Ele não podia morrer! Não podia!
            A empregada Anástacia põe a mão no ombro de Karina.
ANASTÁCIA: Calma, menina Karina!
            KARINA: Como calma, Anástacia? Como calma? Meu avô morreu. Foi ele que me criou, desde os meus 7 anos, desde que eu perdi meus pais naquele incêndio.
            Karina relembra do dia em que perdeu seus pais, em um incêndio provocado por um vazamento de gasolina no almoxarifado da falida empresa “NarvalliCar”, antiga empresa de Augustus, seu avô falecido.
            KARINA: Ele era minha única família!
            CIDADE DE ESMERALDA à PONTOS DA CIDADE à DIA/TARDE/NOITE
            (Música: What Makes You Beautiful – One Direction) Pontos da cidade de Esmeralda são mostrados, para sinalizar que houve uma passagem de tempo, com o texto “DIAS DEPOIS...” surgindo entre os pontos mais belos e encantadores da fictícia cidade.
            MANSÃO NARVALLI à ESCRITÓRIO DE AUGUSTUS à TARDE (14h:57min)
            A leitura do testamento começa.
            Dante chega em cima da hora, porém a tempo da leitura.
            DANTE: Foi mal aí pelo atraso, gente. É que eu não tava com coragem de vir. Ele também era como um avô pra mim.
Dante finge que está muito triste e chora, mas na verdade ele estava no apartamento de Nandinha, namorando com ela.
            ANASTÁCIA (sussurra): Lágrimas de crocodilo.
            O testamenteiro começa:
            TESTAMENTEIRO: Eu, Augustus Roberto Narvalli, deixo claro neste testamento como quero que sejam divididos todos os meus bens.
           
            CLOSE EM KARINA. O ROSTO DA MOÇA VIRA UMA MOEDA.

#FIM DO CAPÍTULO


Nenhum comentário:

Postar um comentário