terça-feira, 16 de agosto de 2016

Capítulo 1 [Estreia]: Amores Desmedidos


CENA 01/TAKES/DIA E NOITE
TAKES 1:
Sobre a seletiva da edição da direção, entram várias imagens de lugares chiques do RIO DE JANEIRO como, por exemplo, restaurantes, mansões, clubes e eventos de moda na tela do telespectador. MOSTRAR pontos conhecidos da Cidade Maravilhosa como, por exemplo, Corcovado, Cristo, praias gerais, Copacabana, Floresta da Tijuca, enfim, quero enfoque nesta cidade, afinal será o plano de fundo durante toda nossa história.

TAKES 2: Mostrar a linha de produção de relógios da Vidal passo a passo. Mostrar a montagem dos relógios, o pessoal que dá detalhes estéticos aos mesmos e a chegada dos relógios aos saguões de lojas chiquetérrimas e posteriormente sendo colocados nas prateleiras.

TAKE 3: Mostrar imagens já da festa que esta acontecendo e detalhar uma taça sendo “completada” de vinho e,
ao fundo da imagem, cam busca  um panfleto QUALQUER (não faz parte da decoração da festa) que esta caído ao chão e trás a seguinte frase nele:
“O que é mais importante na vida, o amor ou o dinheiro?”
Nisso um sopro de vento faz esse panfleto ser jogado pras folhas do coqueiro ou de qualquer planta que a produção achar melhor. O importante é que esse panfleto SUMA.
CORTA PARA/
CENA 02/MANSÃO VIDAL/JARDIM-INT/NOITE.
Esta acontecendo uma grande festa. Vários convidados já reunidos, eles conversam entre sim, os paparazzi registram tudo. Os garçons servem as taças de champanhe dos convidados.
CENA 03/MANSÃO VIDAL/QUARTO CASAL-INT/NOITE.
Antonio, de sua janela, observa a movimentação em seu jardim. Ele já esta pronto, vestido de um belíssimo terno. Beatriz entra com um vestido vermelho.
BEATRIZ – E então, meu amor, que tal estou?
ANTONIO – Belíssima, aliás, como sempre.
Antonio beija Beatriz.
BEATRIZ – Vamos descer para receber os convidados?
ANTONIO – Antes disso eu preciso ter uma conversa com meu talismã.
BEATRIZ – Você e essa confiança sobrenatural. Bom... Eu vou indo, afinal, alguém tem que fazer as honras da casa.
Ela sai. Antonio vai até o closet.
CENA 04/MANSÃO VIDAL/QUARTO CASAL/CLOSET-INT/NOITE.
Atenção edição: ligar juntamente com a cena anterior. Antonio digita a senha do cofre, abre e pega um relógio de pulso. Ele fica vidrado com aquilo.
ANTONIO – Meu talismã... Foi através de você que tudo começou. (t) Que cômico, um objeto tão valioso encontrado no lixão. (t) “Lixão”, uma palavra que tem que sumir do meu vocabulário, bem como o meu passado de sacoleiro... Ninguém pode descobrir como eu fiz fortuna... Ninguém.
            CENA 05/MANSÃO VIDAL/JARDIM-INT/NOITE.
Os convidados espalhados interagindo uns com os outros. Beatriz entra, ela é fotografada, em seguida faz as honras com alguns convidados. Marlon, que está como garçom, se aproxima dela com o champanhe.
MARLON – Será que a madame aceita uma taça de champanhe?
BEATRIZ – (espantada/disfarça) O que é que você ta fazendo aqui, Marlon?
MARLON – Não ia deixar de desejar “meus parabéns” pro grande amor da minha vida.
BEATRIZ – (furiosa) Vem comigo, agora!
Beatriz e Marlon saem disfarçadamente. Beth, que estará pedindo um drink no balcão, percebe a movimentação dos dois.
CORTA PARA:
CENA 06/MANSÃO VIDAL/ÁREA DA PISCINA-INT/NOITE.
Não há nenhuma movimentação nesse ambiente. Marlon e Beatriz entram.
BEATRIZ – (grita) Você perdeu a noção do perigo, Marlon? Como é que você vem até minha casa, no dia do meu aniversario, quando, obviamente, toda a minha família esta aqui?
MARLON – Ninguém vai desconfiar de nada, Beatriz!
BEATRIZ – (grita) Como não, seu animal?! Todos os garçons foram escolhidos a dedo pelo Antônio e você, do nada, aparece entre eles.
MARLON – Não é porque eu sou um garçom contratado as pressas que ele vai saber que nós somos amantes.
Beth, que estava escondida, escuta tudo e se espanta.
BEATRIZ – Vai embora, amanhã eu prometo que eu passo no nosso cafofo e nós conversamos.
MARLON – Ok.
            CENA 07/MANSÃO VIDAL/JARDIM/INT/NOITE.
Muita movimentação. Os convidados cumprimentam Antonio. Cam busca, em outro canto da festa, Navarro e Henri que tomam um wisk.
NAVARRO – Cadê sua mãe, Henri?
HENRI – Se o senhor não sabe, eu vou saber? (t) Aliás... Nem a Tia Beatriz eu vi.
NAVARRO – Eu vi, ela foi pra área da piscina, não voltou até agora.
HENRI – Será que aconteceu alguma coisa? Eu vou lá ver...
Quando Henri vai sair, Tereza se aproxima.
TEREZA – Olá primo, olá tio (cumprimenta eles) E ae... Estão gostando da festa?
NAVARRO – Tudo esta impecável, aliás, todas as festas que acontecem nessa casa são um deslumbre.
            CENA 08/MANSÃO VIDAL/EXTERNA/NOITE.
Os seguranças estão na porta. Os últimos convidados acabam de chegar. Gonzalez, completamente bêbado, vem se aproximando.
GONZALEZ – (bêbado/aos seguranças) Eu... Preciso falar com o Rei do Tempo, o Doutor Antônio Vidal!
SEGURANÇA – Só entra nessa mansão se tiver com o nome na lista que, com certeza, não é o seu caso.
GONZALEZ – Eu não preciso de convite, se é o que você quer saber! Eu (bate no peito) eu sou dono disso tudo aí! Se o Antônio Vidal esta onde esta hoje é tudo graças a mim!
Marlon, que vem saindo, tem sua atenção chamada para o escândalo que Gonzalez esta fazendo.
GONZALEZ – (grita) Eu faço parte do passado de Antonio Vidal!
SEGURANÇA – Fora daqui, vai! Fora!
O segurança empurra Gonzalez, que reluta, mas é jogado ao chão alguns metros da portaria da mansão. Ele fica ali, jogado. Marlon se aproxima.
MARLON – Quem é você, ô bebum?
GONZALEZ – Gonzalez Matto, o grande financiador de grandes sucessos.
MARLON – E o que é que você sabe de tão importante da vida de Antônio Vidal?
GONZALEZ – Tudo. Eu sou o passado do Rei do Tempo!
Marlon fica a encarar Gonzalez.
            CENA 09/MANSÃO VIDAL/JARDIM/INT/NOITE.
Henri e Tereza a conversar. Antonio se aproxima. Os convidados continuam em uma intensa falação, os garçons passando com os champanhes, enfim.
ANTONIO – Meus queridos...
HENRI – Tio, que saudade...
Henri abraça Antonio.
ANTONIO – Você sumiu!
HENRI – O ultimo ano da faculdade é  uma correria danada, mas eu prometo que passo qualquer dia desses eu passo da Vidal para nós conversarmos.
ANTONIO – Vou cobrar a visita, hein! (a Tereza) Tereza, cadê sua mãe?
TEREZA – Ela e a Tia Beth estão conversando lá no escritório, parece que é algo sério.
ANTONIO – Essas mulheres! (t) Bom, vou fazer as honras da casa né, interagir com os convidados (risos) Com licença.
Antonio sai.
TEREZA – (a Henri) A quem diga que você é o sucessor do meu pai na Vidal.
HENRI – Imagine, você é a filha dele, eu sou só um sobrinho/
TEREZA – (corta) Um sobrinho que ele trata como filho. (t) Fica claro e evidente, todas as vezes que ele fala de você, que você é o homem perfeito para assumir os negócios da Vidal quando ele morrer.
HENRI – Você fala isso com tanta naturalidade, até parece que não liga para os negócios de seu pai.
TEREZA – É porque eu não ligo mesmo, eu não tenho paciência pra ficar lendo relatório, criando planilha de finanças, meu ramo não é esse, se eu assumisse a Vidal seria o fim da mesma.
HENRI – Mas é seu patrimônio, Tereza.
TEREZA – Patrimônio esse que eu não tenho a mínima vontade de dar continuidade. Se meu pai morrer, no outro dia, a Vidal fecha as portas.
            CENA 10/MANSÃO VIDAL/ESCRITÓRIO-INT/NOITE.
Sonoplastia: ouve-se um pouco da musica vinda do jardim. Beth e Beatriz, cara a cara, a primeira muito séria.
BEATRIZ – Eu espero que você tenha um bom motivo pra ter me tirado do meio da minha festa de aniversário, minha irmã.
BETH – Beatriz, eu não sei mais o que esperar de você.
BEATRIZ – Do que você ta falando, Elizabeth?
BETH – Eu vi quando você botou o teu amante pra correr daqui da festa.
BEATRIZ – (tensa) Sua bisbilhoteira/
BETH – (corta) Se antes eu achava que você não prestava agora eu tenho certeza.
BEATRIZ – Cuide de sua vida que já ta de bom tamanho.
BETH – Beatriz, o Antonio é completamente louco por você, ele acha que você é a mulher perfeita e você o trai, com o garoto bem mais novo, que tem idade pra ser seu filho/
BEATRIZ – (corta) Você esta dentro da minha casa, na minha festa de aniversário e você não vai dar lição de moral em mim, ouviu bem?
BETH – Tudo bem. Mas eu não vou ser cúmplice nesse seu relacionamento inconseqüente com o teu amante!
BEATRIZ – Isso quer dizer o quê?
BETH – Que hoje mesmo eu conto tudo pro Antônio.
Beatriz encara Beth.
            PRIMEIRO INTERVALO COMERCIAL
CONTINUAÇAO IMEDIATA.
BEATRIZ – Você vai se arrepender amargamente!
BETH – Eu posso me arrepender, mas a minha consciência vai estar limpa.
Beth sai. Beatriz furiosa, ela pega o cel. e disca para Marlon.
BEATRIZ – (ao cel.) Alô? Marlon?
CORTA PARA:
            CENA 11/MANSÃO VIDAL/EXTERNA/NOITE.
Gonzalez caído ao chão. Marlon ao seu lado. Ele já ao cel.
MARLON – (ao cel.) Como é que é, Beatriz?! Tu quer que eu atire na tua irmã?
BEATRIZ – (off) Isso mesmo, aquela desgraçada descobriu o nosso caso e ela esta decida em contar tudo ao Antônio. (t) E então? Vai amarelar ou vai fazer o que eu to mandando?
MARLON – (ao cel.) Eu faço. Mas eu vou ter que entrar com um convidado na festa (olha pra Gonzalez)
            CENA 12/MANSÃO VIDAL/JARDIM/INT/NOITE.
Tereza e Henri a conversar em um canto. Navarro a conversar com Antonio. Os convidados espalhado. Beth entra Beatriz a puxa pelo braço.
BEATRIZ – Minha irmã, eu lhe peço, não conte nada agora, deixe pelo menos acabar a festa, seria um escândalo...
BETH – Tudo bem, mas assim que acabar a festa eu conto tudo pro Antônio.
            CENA 13/MANSÃO DE MARCOS/SALA-INT/NOITE.
Cássia a teclar em seu notbook. Marcos prepara um wisk.
CÁSSIA – Eu não entendi até agora o motivo pelo qual você não quis ir à festa de aniversário da Beatriz.
MARCOS – Pois eu não tenho estomago pra agüentar o Antônio fazendo aquelas declarações xexelentas de amor.
CÁSSIA – É romantismo, meu amor! É isso o que falta em você.
MARCOS – Não me compare ao Antônio! Eu sou mil vezes superior a ele, ele não passa de um merdinha, de um desgraçado!
CÁSSIA – Você guarda um ódio do Antônio que não é normal.
MARCOS – Tem coisas na vida que são inexplicáveis.
CÁSSIA – Será mesmo?
        CENA 14/MANSÃO VIDAL/JARDIM-INT/NOITE.
Antonio sobe ao palco. Beatriz, Beth, Navarro, Henri, Tereza e os outros convidados ficam a lhe olhar.
ANTONIO – (ao microfone) Por favor, por favor, eu peço um minutinho da atenção dos senhores.
Cam rapidamente busca: Gonzalez e Marlon entrando no jardim. Beatriz sorri ao vê Marlon.
ANTONIO – (ao microfone) Hoje é um dia muito especial pra mim. O dia que a minha paixão, meu grande amor, minha cúmplice de uma vida faz mais uma primavera. Eu não saberia explicar com palavras como é grande o meu amor por você, Beatriz, mas tenha certeza de uma coisa: ele é eterno. É como a chama do amor que, dizem por aí, nunca se apaga.
Todos aplaudem. Beatriz, sorridente, sobe ao palco.
BEATRIZ – (ao microfone) Muito obrigada, meu amor, foi como você bem disse, somos cúmplices, para sempre.
Beatriz beija Antonio. Todos aplaudem. Marlon furioso ao fundo, Gonzalez pede mais um wisk, Beth inconformada com tamanha falsidade da irmã.
CORTA PARA:
            CENA 15/MANSÃO VIDAL/JARDIM-INT/NOITE.
Agora os convidados dançam na pista de dança. O DJ coloca uma musica bem animada mesmo. Dentre os convidados dançam: Tereza e Henri.
Cam busca: Sentados: Beatriz, Navarro, Antonio e Beth.
BETH – Eu achei tão profunda a sua declaração de amor para a Beatriz.
ANTONIO – Eu falei o que veio a cabeça, sei lá, mas foi tudo de coração.
BEATRIZ – (a Antonio) Eu te amo, meu amor.
NAVARRO – Alguém sabe por que o Marcos e a Cássia não vieram?
BETH – Venhamos e convenhamos, o Marcos é um mala, não gosta de festa, de barulho, de nada, e aí não vem e não da o direito da Cássia vir também.
BEATRIZ – Coitada... Só ela pra agüentar o Marcos mesmo.
ANTONIO – Se ele não fosse o segundo maior acionista da Vidal e também grande financiador dos projetos eu já tinha metido o pé na bunda dele faz tempo. Ele é arrogante, prepotente/
BEATRIZ – (corta) Meu amor, será que você não percebe? O Marcos tem inveja de você.
ANTONIO – Mas qual o motivo?! Ele tem todos os direitos que eu tenho da Vidal.
NAVARRO – Talvez a explicação esteja em outro fator, Antônio.
BETH – Você diz como se soubesse de alguma coisa, Navarro.
ANTONIO – E então Navarro... O que é que você sabe?
NAVARRO – (mente) Eu não sei de nada, é uma coisa obvia, bem como você disse tudo que você tem na Vidal ele também, ou seja, ele cobiça alguma coisa na sua vida particular.
Antônio encafifado. Closes.
CORTA PARA:
CENA 16/MANSÃO VIDAL/ÁREA DA PISCINA-INT/NOITE.
Marlon a espera. Beatriz entra trazendo consigo uma bolsa.
BEATRIZ – Ta aqui... (entrega)
Marlon pega a bolsa.
BEATRIZ – Aí esta a arma, um par de luvas e um silenciador, ou seja, você esta com a faca e o queijo na mão, então não erre!
MARLON – De onde eu vou disparar?
BEATRIZ – Pode ser da janela do quarto da Tereza, eu vou dar um jeito de fazer com que a Beth suba no palco e aí você dispara!
MARLON – Ok.
BEATRIZ – Ah, eu já ia me esquecendo, qual é o tal convidado que você trouxe consigo?
MARLON – O culpado pelo disparo (ri)
BEATRIZ – (ri) Você não presta, não é mesmo?!
MARLON – É por isso que a gente se da tão bem.
Marlon beija Beatriz vulgarmente.
CENA 17/MANSÃO DE MARCOS/ESCRITÓRIO-INT/NOITE.
Marcos entra trazendo consigo um copo de wisk. Ele senta-se à mesa do computador, acende um charuto e liga o monitor. Ele digita a senha de uma pasta e cam revela: várias fotos de Beatriz aparecendo na tela.
MARCOS – Beatriz... Você ainda vai ser minha. Custe o que custar.
CENA 18/MANSÃO VIDAL/JARDIM-INT/NOITE.
TODOS os convidados a dançar. Beatriz sai da roda de dança e fica a observar Beth que dança colada com Navarro.
BEATRIZ – Sua desgraçada... De hoje você não passa.
CENA 19/MANSÃO VIDAL/QUARTO DE TEREZA-INT/NOITE.
Marlon entra trazendo Gonzalez consigo que resmunga, pois está muito bêbado. Marlon esta de luvas, e trás consigo a bolsa.
GONZALEZ – Ô sei lá teu nome, por que é que você me trouxe aqui?
MARLON – Tu já vai entender...
Marlon pega o revolver e coloca silenciador no mesmo.
GONZALEZ – Epa, epa, abaixa essa arma aí, garoto!
MARLON – Calma... (destrava o revolver) Eu não vou te fazer mal nenhum.
Marlon puxa a cortina, ele observa a movimentação no jardim, ele abre a janela e mira Beth que esta dançando com Navarro.
CORTA RAPIDÍSSIMO PARA:
            CENA 20/MANSÃO VIDAL/JARDIM/INT/NOITE.
Atenção edição: ligar juntamente com a cena anterior. Os convidados se divertem na pista, Navarro e Beth dançam coladinhos. Tereza e Henri também. Antonio se aproxima de Beth.
ANTONIO – Navarro, será que você me da a honra de dançar com a Beth?
NAVARRO – Mas é claro, meu amigo, sei que em melhores mãos do que as suas ela não estará.
Antonio e Beth ficam a dançar.
            CENA 21/MANSÃO VIDAL/SALA-INT/NOITE.
Sonoplastia: ouve-se nitidamente o som vindo do jardim. Beatriz entra, ela pega seu cel. e disca.
BEATRIZ – (ao cel.) Marlon? Onde é que você ta?
CORTA RÁPIDO:
CENA 22/MANSÃO VIDAL/QUARTO DE TEREZA-INT/NOITE.
Marlon a falar no cel. Ele com o revolver em mãos. Gonzalez, bebendo, fica a observá-lo.
MARLON – (ao cel.) To aqui no quarto da Tereza, pronto para efetuar o disparo.
BEATRIZ – (off) Ótimo! Não erre. (desliga)
Marlon então mira o revolver.
CORTA PARA:
CENA 23/MANSÃO VIDAL/SALA-INT/NOITE.
Beatriz desliga o cel. De repente, quando ela vai voltar pro jardim, TODAS AS LUZES DE TODOS OS AMBIENTES DA MANSÃO APAGAM.
BEATRIZ – Mas que porcaria é essa?!
Sonoplastia: E, de repente, escuta-se o barulho de tiro.
CORTA RÁPIDO PARA:
            CENA 24/MANSÃO VIDAL/JARDIM/INT/NOITE.
A MANSÃO ESTA ENGOLIDA PELO BREU. OS CONVIDADOS IMPROVISAM COM A LANTERNA DO CELULAR. ELES ESTÃO ASSUSTADOS POR CAUSA DO TIRO.
DE REPENTE, TEREZA ILUMINA AO CHÃO E SOLTA UM GRITO DE HORROR.
AS LUZES VOLTAM A SE ACENDER. CAM REVELA; ANTÔNIO FOI ACERTADO PELO TIRO. FECHA NELE, TENSO.

                                   CONGELA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário