sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Episódio 5: Meia Estrela

EPISÓDIO 5: WELCOME TO HALF STAR
                     
CENA 1: STOCK SHOTS. DIA. EXT. PRAIA DE ICARAÍ, NITERÓI.
O sol está forte. Muitas pessoas andando na praia de Icaraí. A câmera foca nos turistas estrangeiros que andam na praia.
SONOPLASTIA: O Farol – Ivete Sangalo
Corta para:

CENA 2: APARTAMENTO 202, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Dirce está limpando a sala do apartamento. Genival e Nelsinho ajudam a mãe, limpando os móveis com uma flanela.
Sonoplastia cessa.
DIRCE: Quero essa casa brilhando, meus filhos.
NELSINHO: Tudo isso por causa da tia Eulália, mãe?
DIRCE: Sim. Vocês sabem que essa minha prima veio lá de Salvador pra ver as Olimpíadas e ela é uma grande fofoqueira, então não podemos ter defeito, porque depois ela vai falar mal da gente pros outros primos.
GENIVAL: Ah, mãe, por que você aceitou essa mulher aqui?
DIRCE: Não tive como recusar, Genival.
GENIVAL: Ah, se eu soubesse, teria ligado pra ela mandando ela parar de ser mão de vaca e pagar um hotel.
DIRCE: Cruzes, meu filho.
GENIVAL: Mas ela vai ficar aqui só uma semana né?
DIRCE: Sim, e ela chega hoje. Na semana que vem, chega aquela garota que alugou o seu quarto né, Genival?
GENIVAL: Sim, aquela do sul.
NELSINHO: Você vai dormir onde, Genival? Na sala?
GENIVAL: No meu quarto ué.
DIRCE: Não vai não. Não quero esse tipo de coisa na minha casa não.
NELSINHO: Você viu, mãe, que a Sarah e a Hortênsia também vão receber uns gringos?
DIRCE: Sim. E, por sinal, aqueles gringos são dois pedaços de mau caminho.
GENIVAL: Depois a senhora fala de mim, né, dona Dirce?
DIRCE: Quieto, Genival. Limpa essa mesa direito.
GENIVAL: Ai, ai, mãe.
DIRCE: Ah, a Eulália disse que comprou ingresso pra gente ir com ela no polo aquático hoje.
NELSINHO: Polo aquático?
DIRCE: Sim. Melhor isso do que nada.
GENIVAL: Bem que podia ser natação, ginástica, salto ornamental. Alguma coisa pra vermos as gatinhas.
DIRCE: Genival!
GENIVAL: Dona Dirce, você vive dando em cima dos rapazes. Deixa a gente também dar.
DIRCE: Dar? Filho meu não dá nada não.
Nelsinho ri.
DIRCE: Terminem de limpar isso direito.
Corta para:

CENA 3: APARTAMENTO 301, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Bozena está com uma vassoura na mão, na sala do apartamento. Hortênsia está deitada no sofá. Lúcio está sentado em uma poltrona, lendo jornal.
HORTÊNSIA: Bozena, já varreu o apartamento todo?
BOZENA: Já sim, dona Hortênsia.
HORTÊNSIA: Já tá na hora dos gringos chegarem.
BOZENA: Dona Hortênsia, sabia que uma vez lá em Pato Branco apareceu um gringo lá em casa. Ele disse que ia participar de um congresso de médicos.
LÚCIO: Ele era médico?
BOZENA: Não, ele ia fazer a segurança do lugar.
HORTÊNSIA: Por que contrataram gringos pra segurança?
BOZENA: Sei lá. Ele disse que era de uma cidade chamada San Goncelo.
LÚCIO: (rindo) Ele te enganou, Bozena.
HORTÊNSIA: Meu Deus, Bozena. Quanta burrice!
BOZENA: Não entendi.
LÚCIO: O cara não era gringo. Ele era de São Gonçalo, tava te enganando.
BOZENA: Ai, que safado! Me deu uns beijos e eu sai espalhando pra vizinhança que tinha um caso com um gringo.
Hortênsia e Lúcio riem.
LÚCIO: Mamãe, hoje nós vamos pro Parque Olímpico junto com os gringos.
HORTÊNSIA: O que a gente vai fazer lá?
LÚCIO: Tem a esgrima, que eu comprei pra gente e já te avisei há uns meses.
HORTÊNSIA: Tinha esquecido que você gastou dinheiro com esse tipo de coisa.
LÚCIO: Gastei sim. Ah, Bozena, meu quarto já está arrumado pros gringos de verdade, não os de San Goncelo, ficarem lá, Bozena?
BOZENA: Tá sim. Agora só falta o senhor tirar algumas roupas, se quiser, do armário.
HORTÊNSIA: Só não venha colocar nada no meu quarto.
LÚCIO: Mamãe, a senhora tá achando que eu vou dormir onde?
HORTÊNSIA: Aqui, nesse sofá delicioso da sala.
LÚCIO: (rindo) Tá falando sério, mãe?
HORTÊNSIA: Claro que sim.
LÚCIO: Ah, que pena. Mas eu vou dormir no seu quarto. Se a senhora não me quiser lá, você que venha pra cá.
HORTÊNSIA: Aff, Lúcio. Você é muito sem educação. Eu devia ter dado umas boas palmadas em você.
BOZENA: Dona Hortênsia, a senhora vai precisar de mim agora? Vou lá na dona Sarah pra ver se ela quer alguma coisa de mim.
HORTÊNSIA: Ela vai receber os amigos desse casal que vai ficar aqui né?
BOZENA: Sim, os mais jovens. O rapaz é uma perdição.
HORTÊNSIA: Vá lá, Bozena. Cai fora daqui.
BOZENA: Tô indo.
Bozena sai.

CENA 4: APARTAMENTO 102, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Bozena entra no apartamento. Sarah está na cozinha, limpando, Pedro arruma seus brinquedos, na sala.
BOZENA: E aí, dona Sarah, quando os gringos chegam?
SARAH: Daqui a pouco. Eles me ligaram agora pouco e já estavam chegando em Icaraí.
BOZENA: Ah tá. E o seu Flávio?
SARAH: Ele foi chamado para uma viagem pra África.
BOZENA: O que ele foi fazer lá?
SARAH: Fazer reparo de algumas aeronaves. Vai ficar umas duas semanas lá.
BOZENA: Ah, tá. Dona Sarah, eles vão ficar no quarto de hóspedes?
SARAH: Sim. Já está tudo arrumado.
PEDRO: Mãe, eu vou poder brincar com eles?
SARAH: Filho, eles vieram aqui pra assistir aos jogos, no Rio.
BOZENA: Vai ser uma semana, dona Sarah?
SARAH: Sim. Você vai aparecer aqui pra me ajudar alguns dias da semana né, Bozena?
BOZENA: Depende da dona Hortênsia. Sabia que lá em Pato Branco eu tinha uma vizinha louca igual a ela? Ela vivia agarrando os mendigos da rua. Ela até foi escolhida como representante da cidade em um encontro lá que teve.
SARAH: Escolheram ela porque ela agarrava os mendigos?
BOZENA: Não, é porque ela tinha um trabalho social com órfãos.
SARAH: Então por que você falou sobre aquilo dos mendigos?
BOZENA: Sei lá.
SARAH: (rindo) Só você, Bozena...
BOZENA: Os gringos falam português, dona Sarah?
SARAH: Sim. Foi por isso que eu aceitei alugar o quarto pra eles. Eles fazem curso de português. Disseram que pretendem morar no Brasil.
BOZENA: Achei que tinha alugado porque o cara é um gatão.
SARAH: Bozena, eu sou casada.
BOZENA: Eu sei. Lá em Pato Branco, morava uma prima minha que era casada com um velho ricaço e tinha outra família, com um outro ricaço.
SARAH: Essa escolheu bem, né?
BOZENA: Sim. Qual o nome dos gringos mesmo?
SARAH: Jennifer e Sam. Eles são americanos.
BOZENA: Ah, mas o cara não era italiano?
SARAH: O italiano é namorado da japa. Eles vão ficar no apartamento da Hortênsia
BOZENA: Ih, então vou ficar mais vezes na semana lá.
SARAH: Bozena, deixa de ser assanhada. Faz uma coisa: vai lá limpar meu quarto.
BOZENA: Tá.
Bozena sai da sala e vai ao quarto de Sarah.
Corta para:

CENA 5: APARTAMENTO 706, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Vivy e Patrick na sala do apartamento. Há uma televisão grande, de tela plana, fixa na parede, dois sofás grandes, várias obras de arte na parede e uma cascata artificial em um canto.
VIVY: Patrick, você conseguiu com aquele seu amigo algum ingresso pras Olimpíadas?
PATRICK: Ele disse que tinha pra tênis de mesa e tiro ao alvo.
VIVY: Ai, cruzes. Eu quero ver algo mais interessante. Não tem tênis não? Adoro tênis. Lembra quando a gente jogava tênis lá no clube? Bons tempos quando tínhamos dinheiro pra pagar aquele clube caríssimo.
PATRICK: Lembro sim. Posso ver com ele, mas deve custar caro.
VIVY: Ah, nós temos nossas economias.
PATRICK: Mas vamos gastar com ingressos?
VIVY: Patrick, todas as minhas amigas lá do clube vão ver os jogos de tênis.
PATRICK: Ah, Vivy...
VIVY: Poxa, Patrick, nem isso pra me agradar?
PATRICK: Tudo bem.
VIVY: Te amo, Patrick. (beija Patrick)
PATRICK: Vivy, viu que alguns gringos vão se hospedar aqui no Meia Estrela nas Olimpíadas?
VIVY: Vi sim. Vou até mandar umas fotos quando eles chegarem pras minhas amigas.
SONOPLASTIA: Cara de rica – Erikka
Patrick afasta-se de Vivy e vai à cozinha.
Corta para:

CENA 6: APARTAMENTO 510, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Sonoplastia cessa.
Neide está deitada no sofá. Larissa varre o apartamento.
LARISSA: Mãe, me ajuda aqui a limpar.
NEIDE: Filha, não estou me sentindo bem.
LARISSA: Tá com o quê, mãe?
NEIDE: Estou um pouco enjoada. Acho que comi algo que não me fez bem.
LARISSA: Devem ter sido aquelas comidas da festa da Hortênsia.
NEIDE: Pode ser. Aquele churros não deve ter tido um bom resultado no meu estômago.
LARISSA: As crianças voltam só de tarde. Adorei essa Colônia de Férias durante esse período de Olimpíadas. Bora ver um jogo, mãe? Flávio tá na África. Vai ficar lá mais alguns dias, uns 15.
NEIDE: Jogo de quê?
LARISSA: Os mais baratinhos. Que tal boxe? Tem badminton também.
NEIDE: Bad o quê?
LARISSA: Badminton.
NEIDE: Prefiro boxe então, com aqueles fortões sem camisa.
LARISSA: Mas como você vai, mãe, se está doente?
NEIDE: Eu nem estou tão mal.
LARISSA: Ah, então me ajuda aqui a levantar o sofá.
NEIDE: (cara de dor) Ai, a dor nas costas voltou. Vou pro meu quarto deitar um pouco.
LARISSA: Mas e a luta de boxe?
NEIDE: Deixa isso pra lá.
Neide sai da sala. Larissa continua limpando o apartamento.
Corta para:

CENA 7: APARTAMENTO 1003, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Márcia sentada na mesa da sala de jantar. Ela faz um cartaz, com cartolina branca. Está escrito nele ‘‘Welcome to Half Star’’.
LEGENDA – Bem vindos ao Meia Estrela!
Márcia enfeita o cartaz com estrelas e o pinta.
MÁRCIA: (para si mesma) Tenho que agradar os gringos. Se eles gostarem daqui, podem até pensar em vir pra cá. Hortênsia disse que eles querem vir pro Brasil. Já sei! Vou propor um jantar a eles aqui em casa. E vou chamar alguém pra cantar, alguém pra cozinhar algo descente diferente das comidas de Bozena,...
SONOPLASTIA:  Safe and sound – Capital Cities
Márcia pega seu telefone e digita alguns números.
Corta para:

CENA 8: PORTARIA DO EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Sonoplastia cessa.
Sarah, Pedro, Hortênsia, Lúcio e Bozena estão na portaria esperando pelos estrangeiros.
BOZENA: Cadê esses gringos?
SARAH: A Jennifer me mandou mensagem dizendo que está já na rua.
BOZENA: Não vejo a hora de dar um abraço apertado naqueles gringos gatos.
HORTÊNSIA: Tenha compostura, Bozena.
BOZENA: Desculpa.
PEDRO: O carro deles é aquele? (aponta para uma Ferrari)
BOZENA: Se for aquele, eu tiro a namorada de um deles de jogada rapidinho.
SARAH: (rindo) Acho que são eles mesmos.
HORTÊNSIA: Lúcio, nada de ficar com aquele queixo caído até o pé como você costuma ficar quando vê uma mulher bonita tá?
LÚCIO: Eu que deveria dizer pra senhora se comportar, mamãe. Nada de dar em cima dos caras.
HORTÊNSIA: Eu tenho condescendência, já Bozena...
BOZENA: Para de falar de mim, dona Hortênsia.
HORTÊNSIA: Eu falo se eu quiser. Você fica se assanhando aí pros gringos. Isso não é de Deus.
BOZENA: Beber até ficar louca e andar quase nua pelo prédio também não é de Deus.
HORTÊNSIA: Não sei do que você está falando.
SARAH: Eles chegaram!
Jennifer (cabelo loiro e longo, alta, magra, olhos claros, vestido florido, aproximadamente 20 anos), Sam (aproximadamente 25 anos, cabelo loiro escuro / castanho claro, alto, magro, sem camisa), Hyumi (aproximadamente 36 anos, altura média, magra, descendente de japoneses, cabelo na altura do ombro e castanho escuro, bronzeada) e Niccolò (aproximadamente 40 anos, cabelo na altura do ombro e castanho claro, alto) entram no prédio, carregando suas malas, e cumprimentam os que esperam por eles.
SARAH: Sejam bem vindos!
JENNIFER: (com sotaque americano) Obrigada. Aqui é perto da praia, não é?
HORTÊNSIA: Sim.
NICCOLÒ: Tutto bene com vocês?
LÚCIO: Sim. Estávamos nervosos esperando.
HYUMI: (pausadamente) Vamos subir? Estou cansada.
BOZENA: Sim. Ô, descamisado, você poderia colocar uma blusa?
SAM: (com sotaque americano) Aqui também é proibido entrar sem blusa? No aeroporto não deixaram.
BOZENA: Não é proibido. Se quiser pode até subir nu.
HORTÊNSIA: (gritando) Bozena!
BOZENA: Desculpe.
SAM: Então qual o problema?
LÚCIO: É melhor colocar porque tem umas moradoras bem assanhadas.
SAM: Entendi.
JENNIFER: Melhor mesmo, baby.
NICCOLÒ: Vamos subir então?
SARAH: Sim.
Márcia chega à portaria, saindo do elevador e carregando o cartaz.
MÁRCIA: Olá, queridos. Eu sou a Márcia, síndica aqui do Santa Fátima, batizado carinhosamente de Meia Estrela.
HYUMI: Então você que é a tal síndica anã que a Hortênsia falou?
Sarah, Pedro, Bozena, Hortênsia e Lúcio riem.
MÁRCIA: Digamos que sim. Fiz até um cartaz para receber vocês. (levanta o cartaz)
JENNIFER: Ficou meio ... weird.
MÁRCIA: Alguém traduz.
HORTÊNSIA: Ela disse que ficou lindo e que vai pedir pra você fazer uns pra ela levar pras Olimpíadas.
MÁRCIA: Ela disse tudo isso com só uma palavra?
HORTÊNSIA: É uma forma abreviada.
LÚCIO: Enfim, vamos subir!
Dirce, Genival e Nelsinho chegam à portaria.
HORTÊNSIA: Favelados, vocês também vieram meus hóspedes e de Sarah?
DIRCE: Não. Vou lá na rodoviária buscar minha prima Eulália.
GENIVAL: (para Nelsinho) Ih, Nelsinho, viu a loirinha?
NELSINHO: Vi. Gatinha. A japa também não é de se jogar fora.
GENIVAL: Verdade, mas elas namoram esses dois né?
NELSINHO: Sim. Mas a gente arruma umas brasileiras pra eles e ficamos com as gringas.
GENIVAL: Você é dos meus, Nelsinho. Aprende comigo!
NELSINHO: Acho que foi o contrário.
JENNIFER: (para Genival e Nelsinho) Oi. Tudo bem?
NELSINHO: Sim. E com you?
JENNIFER: Eu falo bem português. Mas estou bem.
Genival ri.
DIRCE: Vamos, filhos. Eulália daqui a pouco tá chegando.
HORTÊNSIA: Até mais, Morro do Cavalão.
Genival, Nelsinho e Dirce saem do prédio.
SONOPLASTIA: Cool for the Summer – Demi Lovato
Os outros se dividem entre os dois elevadores e entram, levando as malas.
Corta para:

CENA 9: APARTAMENTO 102, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Sarah, Pedro, Bozena, Jennifer e Sam entram no apartamento. Eles deixam as malas na sala.
Sonoplastia cessa.
JENNIFER: Sam, que horas é o nosso jogo?
SAM: Quatro horas, no horário daqui.
BOZENA: Então é melhor vocês saírem daqui umas três horas antes, pra chegarem tranquilos lá.
SARAH: Verdade, mas ainda tá cedo. Não são nem dez ainda.
PEDRO: Mãe, por que a gente não vê algum jogo?
SARAH: Será que ainda tem, filho?
PEDRO: Tem sim, mãe. Entra no site e compra.
BOZENA: Ah, todo mundo daqui praticamente vai nos jogos hoje. Se você for comprar, dona Sarah, compra pra mim e desconta do meu salário.
SARAH: Jennifer, o de vocês é qual hoje?
JENNIFER: Handball.
SARAH: Então é na Barra. Vou ver se tem algum outro lá.
Sarah pega seu celular e mexe nele.
SARAH: Olha, filho, nessa mesma hora tem saltos ornamentais.
PEDRO: Ah, mas eu queria futebol, mãe.
SARAH: Mas futebol nem é na Barra e deve estar bem mais caro.
BOZENA: Eu quero, dona Sarah.
SARAH: Vou comprar então.
Sarah continua mexendo em seu celular. Jennifer e Sam sentam-se no sofá. Bozena vai à cozinha e Pedro vai ao seu quarto.
Corta para:

CENA 10: APARTAMENTO 301, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Hortênsia, Lúcio, Hyumi, Niccolò e Márcia chegam ao apartamento, carregando as malas de Hyumi e Niccolò.
NICCOLÒ: Grazie.
HORTÊNSIA: O jogo de vocês é que horas?
HYUMI: Quatro horas.
LÚCIO: Então vocês podem ir com a gente. O nosso é perto desse horário.
NICCOLÒ: Ah, che il bene.
MÁRCIA: O que é isso?
HYUMI: Significa ‘‘que bom’’.
MÁRCIA: Vocês vão ver o quê, Hortênsia e Lúcio?
LÚCIO: Esgrima.
MÁRCIA: Ai, que coincidência. Eu também.
HORTÊNSIA: Ah, mas fique despreocupada. Eu comprei na primeira fileira. Do jeito que você é mão de vaca, deve ter comprado na fila Z.
MÁRCIA: (ri) Não. Comprei na A, na cadeira 17.
HORTÊNSIA: Quais são as nossas, filho?
LÚCIO: 15 e 16. (ri)
HORTÊNSIA: Cassete. Que saco! Tinha esquecido que você não consegue enxergar se não for na A, pintora de rodapé.
MÁRCIA: Hortênsia!
HORTÊNSIA: Lúcio, então você fica na 16. Não vou aguentar ficar tanto tempo com essa anã.
LÚCIO: Ok. Mas vamos mudar de assunto. Já que só sairemos uma hora da tarde,  a gente ainda tem bastante tempo. Dá tempo de almoçar e ainda descansar antes de irmos pra lá.
NICCOLÒ: Onde vamos almoçar?
HORTÊNSIA: Já está com fome? Não comeu um macarrão no café não, italiano?
NICCOLÒ: (rindo) Você é bem engraçada.
Hortênsia ri.
LÚCIO: Hoje vamos almoçar aqui mesmo. Bozena vai preparar o almoço.
MÁRCIA: E hoje o jantar fica pela minha conta. Vou receber vocês, Hyumi e Niccolò, e os amigos de vocês, lá no meu apartamento. Vai ter música ao vivo e comida boa, diferente das gororobas que a Bozena prepara por aí. Contratei um Buffet com comidas italianas, japonesas, americanas, brasileiras,... Tudo do bom e do melhor.
HORTÊNSIA: Resolveu abrir o bolso, Márcia?
MÁRCIA: Sem gracinhas, Hortênsia. Estou sendo generosa.
HORTÊNSIA: E interesseira, né?
Márcia olha irritada para Hortênsia.
LÚCIO: Deixem suas malas aqui. E podem ficar à vontade. Mamãe, mostra pra eles o quarto deles.
HORTÊNSIA: Por algum acaso, eu tenho cara de recepcionista de hotel?
LÚCIO: Mamãe!
HORTÊNSIA: (bufando) Aff!
Hortênsia leva Hyumi e Niccolò ao quarto de Lúcio, onde eles ficarão.
Corta para:

CENA 11: APARTAMENTO 510, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Larissa está sentada no sofá do apartamento. O telefone toca. Ela atende.
LARISSA (tel.): Alô?
FLÁVIO (tel./off): Oi, amor. Sou eu, Flávio.
LARISSA (tel.): Oi, Flávio. Está tudo bem com você? Já tá na África?
FLÁVIO (tel./off): Tudo bem. Já sim. E com vocês?
LARISSA (tel.): Estamos bem. As crianças estão na colônia de férias. Quem está me dando mais trabalho é mamãe. Ela não quer me ajudar a limpar a casa, não quer tomar conta das crianças, muito menos procurar um emprego, e vive reclamando de dor.
FLÁVIO (tel./off): Eu sempre falei que sua mãe era uma encostada e folgada, mas dá um ultimato a ela. Diz que se ela não deixar de ser folgada, vamos tirar ela daí.
LARISSA (tel.): Ah, Flávio, não sei se eu consigo fazer isso.
FLÁVIO (tel./off): Se você não conseguir, me espera e quando eu voltar, eu faço isso. Isso só está prejudicando a gente, Larissa.
LARISSA (tel.): Mas ela está tão sozinha após a morte do meu pai. Ela ainda está triste por isso.
FLÁVIO (tel./off): O seu pai morreu há dez anos e desde então ela mora com a gente.
LARISSA (tel.): Verdade. A gente está ajudando ela, mas ela também não está ajudando a gente.
FLÁVIO (tel./off): Exatamente. Agora eu tenho que ir, amor.
LARISSA (tel.): Tá bem. Beijo. Amo você.
FLÁVIO (tel./off): Manda um beijo pras crianças. Amo vocês.
Larissa desliga o telefone.
Corta para:

CENA 12: STOCK SHOTS. DIA. EXT. RUAS DE ICARAÍ, NITERÓI.
O sol está forte. Muitas pessoas nas ruas de Icaraí. Vários turistas e outras pessoas indo em direção à praia e outras pegando ônibus, carregando bandeiras do Brasil.
SONOPLASTIA: Blecaute – Jota Quest e Anitta

LEGENDA: Horas depois...
Move para:

CENA 13: PORTARIA DO EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Hortênsia, Lúcio, Márcia, Sam, Jennifer, Hyumi, Niccolò, Sarah, Bozena e Pedro estão na portaria.
Sonoplastia cessa.
HORTÊNSIA: Meu Deus! Tudo isso de gente vai lá pro Parque Olímpico da Barra da Tijuca?
SARAH: Sim. Vão achar que é arrastão.
HORTÊNSIA: Vão achar que é arrastão quando aquele pessoal da favela aparecer. Isso sim.
JENNIFER: Ah, que preconceito!
HORTÊNSIA: Ah, gringa...
LÚCIO: Mamãe, você tomou alguma bebida alcoólica?
HORTÊNSIA: Só um copinho.
BOZENA: Ih, senhor...
HORTÊNSIA: Cadê Dirce e a gangue dela?
SARAH: Ela disse que já estavam descendo.
MÁRCIA: Esses suburbanos demoram pra caramba.
HORTÊNSIA: Eles vão vir com mais uma favelada, pelo que Dirce falou.
MÁRCIA: Mais uma? Que droga hein?!
Dirce, Nelsinho, Genival, Vivy e Patrick chegam à portaria, por um dos elevadores.
BOZENA: Essa dona e esse gatão também vão?
VIVY: Sim, querida, mas o meu é tênis, porque eu posso. (coloca seus óculos escuros)
MÁRCIA: Ah, já que pode, Vivy, então depois passa lá no meu apartamento pra acertar aqueles meses do condomínio que você atrasou.
PATRICK: (para Hyumi e Jennifer) Oi, garotas. How are you?
HYUMI: Estamos bem.
PATRICK: Vocês falam português?
JENNIFER: Sim.
PATRICK: Hum. Assim que fica fácil.
VIVY: Patrick, controle-se!
MÁRCIA: Cadê a sua parente, Dirce?
DIRCE: Deve estar chegando. Ele veio de escada.
HORTÊNSIA: Ela é tão gorda que o elevador não aguenta?
Eulália (alta, moreno, gordinha, vestido longo, cabelo longo e escuro, aproximadamente 56 anos) chega à portaria, bufando e com aparência de cansada.
EULÁLIA: Tá me chamando de gorda, velhaca?
HORTÊNSIA: Só perguntei. Agora tenho a resposta pra minha pergunta. (ri)
EULÁLIA: Podemos ir embora? Porque seu eu ficar, vou dar na cara dessa mulher.
DIRCE: Ela também vai pra Barra com a gente.
EULÁLIA: Ah, meu Deus. Saiba que meus filhos, que moram lá em Salvador, fazem capoeira e podem te dar uns chutes bem nessa cara enrugada pra ver se melhora isso ou só nascendo de novo.
HORTÊNSIA: Vamos embora logo!
Todos saem do prédio, carregando bandeiras do Brasil e pintados de verde e amarelo.
Corta para:

CENA 14: ÔNIBUS EM NITERÓI. DIA. INT.
O ônibus está cheio. Todos que saíram do Meia Estrela estão no ônibus. Hortênsia está em pé, ao lado de Genival.
HORTÊNSIA: (falando alto) Querido, não rola tomar um banho na Baía de Guanabara antes de irmos pras barcas? Esse teu cheiro tá podre.
GENIVAL: Ô, coroa, fica na tua.
HORTÊNSIA: (falando alto) Ah, sempre digo: esses favelados são do cassete!
DIRCE: Hortênsia, fica quieta, minha filha!
HORTÊNSIA: Tá bom, mamãe.
LÚCIO: Mamãe!
Nelsinho está na parte de trás do ônibus, junto de Dirce, Jennifer e Sam.
NELSINHO: (falando alto, para todos) Ô pessoal. Vou cantar um pedaço da minha música pra quem ainda não conhece.
JENNIFER: Você canta?
DIRCE: Sim. Nelsinho é o meu orgulho.
NELSINHO: (cantando) Na chuva de chandom
Fazendo um amor bom
Vai
Aqui tu vai gamar
Sei que tu vai gostar
Vai
Vai
Chuva de chandom
Algumas pessoas aplaudem, outras vaiam.
JENNIFER: Muito bom! Adorei.
SAM: Bem criativo.
HORTÊNSIA: (para uma mulher sentada, jovem, com fones de ouvido, cabelo escuro, pele morena) Ô, sem educação, você pode cair fora desse banco pra eu sentar? Sou uma senhora de idade já.
A mulher não escuta. Hortênsia retira os fones de ouvido da mulher.
HORTÊNSIA: (falando alto) Dá pra me escutar agora? Sai desse banco pra eu sentar. Sou da melhor idade.
DIRCE: Melhor idade é um jeito educado de falar ‘‘sou velha caquética’’.
HORTÊNSIA: Quieta, Dirce.
MULHER: Não é culpa minha se a senhora é velha. Vá incomodar outro.
A mulher não sai do banco. Hortênsia puxa o cabelo dela.
HORTÊNSIA: Sai desse banco, cretina. Quero sentar.
Todos olham para Hortênsia e riem.
LÚCIO: Mamãe, tem uma vaga lá atrás!
HORTÊNSIA: Eu vou sentar nesse banco aqui, meu filho.
Hortênsia joga a mulher no corredor do ônibus e senta.
LÚCIO: Mãe, chegou o nosso ponto. Vamos?!
Hortênsia ri, sai do banco e pisa na mão da mulher, ainda caída no chão. Hortênsia, Lúcio, Márcia, Sam, Jennifer, Hyumi, Niccolò, Sarah, Bozena, Pedro, Dirce, Eulália, Genival, Nelsinho, Vivy e Patrick saem do ônibus.
Corta para:

CENA 15: APARTAMENTO 510, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. DIA. INT.
Larissa está na cozinha. Neide aproxima-se.
NEIDE: E aí, filha? Qual será o almoço hoje?
LARISSA: Mãe, preciso te dizer uma coisa. Você tem 7 dias, uma preciosa semana, para decidir seu rumo nessa casa.
NEIDE: Ah?
LARISSA: Você terá algumas opções: ajudar na limpeza da casa, cuidar das crianças quando eu não tiver em caso, algo que você já se recusou a fazer, trabalhar ou sair daqui.
NEIDE: Que isso? Você é muito ingrata, Larissa.
LARISSA: Mãe, você sempre me ajudou, mas eu estou te ajudando bastante e preciso de ajuda também. O Flávio trabalha viajando e você pode me ajudar nas tarefas de casa ou trabalhando, para pelo menos não ficar aqui reclamando.
NEIDE: Mas e os meus problemas de saúde?
LARISSA: Vamos procurar um médico urgentemente.
NEIDE: Não concordo muito com isso, mas tá. Fazer o quê, né?
LARISSA: Fazer o quê? Algumas das coisas que eu disse pra você escolher. Agora eu vou almoçar e pensar na propaganda da empresa.
NEIDE: Ah, essa sua vida de publicitária... Vida mole...
LARISSA: Mole? Não vou nem discutir, mãe.
Neide sai da cozinha.
Corta para:

CENA 16: RIO DE JANEIRO. DIA. EXT.
Flashes dos moradores do Meia Estrela pela cidade, indo aos Jogos Olímpicos, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, na Zona Sul. A CAM mostra flashes de Hortênsia correndo dos seguranças do metrô, de Nelsinho cantando no metrô e ouvindo reclamações dos funcionários, de Pedro passando por debaixo da catraca na estação do BRT, de Márcia discutindo com Hortênsia, de Hyumi conversando com Genival, de Hortênsia abraçando Niccolò e colocando sua mão nas nádegas dele, de Dirce sendo barrada no Parque Olímpico, mas logo liberada.
Corta para:

CENA 17: APARTAMENTO 1003, EDIFÍCIO SANTA FÁTIMA. NOITE. INT.
Márcia, Bozena, Sarah, Pedro, Hortênsia, Lúcio, Sam, Jennifer, Hyumi e Niccolò estão no apartamento. Vários garçons circulando no apartamento.
HORTÊNSIA: Só vim porque tem boca livre e bebida à vontade.
LÚCIO: Márcia sabe como agradar a gente, enchendo a gente de comida e bebida.
BOZENA: (para Márcia) Dona Márcia, e a música cadê?
A campainha toca.
MÁRCIA: Chegaram!
Márcia abre a porta. Entram Rogério Flausino e os outros integrantes da banda Jota Quest. Eles logo se arrumam e começam a cantar.
SONOPLASTIA: Se ligaê – Baby do Brasil, Rogério Flausino e Sérgio Mendes
Os convidados dançam, comem, bebem e festejam bastante.

FIM DO EPISÓDIO

Escrito por:
Vitor Abou

Participações Especiais:
Daniele Suzuki como Hyumi
Felipe Roque como Sam
Hanna Romanazzi como Jennifer
Reynaldo Gianecchini como Niccolò
Solange Couto como Eulália

Integrantes do ‘‘Jota Quest’’

Nenhum comentário:

Postar um comentário