sábado, 17 de setembro de 2016

Capítulo 9: Amores Desmedidos

CENA 01/MANSÃO VIDAL/SALA-INT/NOITE.
Continuaçao imediata da ultima cena do capítulo anterior. Antonio a encarar Beatriz. Beth e Valkiria tensas.
ANTONIO – E então... Porque foi que voce mentiu?
BEATRIZ – (gagueja) Por que... Por que... Eu tava querendo fazer uma surpresa, é isso.
VALKIRIA – Surpresa?!
BEATRIZ – Sim, eu tava querendo comprar um belíssimo broxe pra lhe dar no dia do seu aniversario, mas voce acabou com a surpresa! (t) Quer dizer, a Beth acabou com a surpresa!
BETH – Eu?! Voce mente e a culpa é minha?
BEATRIZ – Exatamente, se voce não tivesse vindo a minha casa sem avisar isso não teria acontecido.
VALKIRIA – (grita) Chega! Voces não vao brigar. Beth, vamos lá pra fora, o Antonio e a Beatriz tem muito que conversar.
Valkiria e Beth saem.
ANTONIO – Tem certeza que foi isso mesmo?
BEATRIZ – Mas é lógico! Quer ir até o shopping comigo perguntar se eu não fui ver o broxe?!
ANTONIO – Não, não precisa... Eu confio em voce.
Antonio abraça Beatriz.
ANTONIO – Desculpa, meu amor. Desculpa...
    CENA 02/MANSÃO DE MARCOS/SALA-INT/NOITE.
Cássia abre a porta, é Laila e Amália.
CÁSSIA – Seu pai saiu, ele foi jogar com uns amigos, vai demorar muito pra voltar.
LAILA – Eu deixei o meu currículo em um monte de lugares, até mesmo em uma escola de idiomas, apesar de poucos quererem aprender alemão hoje em dia, mas vai que eles conseguem montar uma classe...
CÁSSIA – Quando voce menos esperar as portas vao se abrir pra voce.
AMÁLIA – Eu trabalhava na casa de uma senhorinha, eu só tenho experiência em domicílio, sabe? É meio difícil conseguir emprego disso aqui no RJ, não é?
CÁSSIA – Sabe que voce me deu uma idéia, Amália?!
    CENA 03/CLUBE DE TIRO/INTERIOR/NOITE.
O instrutor prepara o revolver para Marcos. O vilão coloca o protetor auditiva e, em seguida, pega a arma. Ele mira no alvo e dispara precisamente.
MARCOS – Essa é a minha vontade de fazer com voce Antonio. (t) Quem sabe um dia... Não dizem por aí que a pressa é inimiga da perfeição? (sorri)
    CENA 04/DELEGACIA/SALA DE NOVAES-INT/NOITE.
Novaes a encarar Tabata. Três em policiais em volta.
NOVAES – Bom (aos policiais) voces estao dispensados.
Os policiais saem.
NOVAES – Senhorita Tabata Giovanelli, a senhorita foi pega em flagrante com uma significativa quantidade de crack, o que tem a dizer sobre isso?
TABATA – Eu sou inteiramente inocente, delegado. Eu não sei, eu juro, como isso foi parar na minha bolsa.
NOVAES – Nós na policia trabalhamos com fato, e o fato da vez é que voce estava com essas substancia, e a senhorita vai ser julgada.
TABATA – Julgada?! Mas isso é um absurdo! Tanta gente corrupta, ladrões de verdade soltos por aí, e eu tendo que escutar uma barbaridade dessas?
NOVAES – A senhorita tem direito de fazer um telefonema...
CORTA PARA:
    CENA 05/DELEGACIA/SALA RESERVADA-INT/NOITE.
Tabata diante do telefone. Ela pega o mesmo e disca.
TABATA – (ao cel) Alô? Doutor Navarro?
CORTA PARA: 
    CENA 06/MANSÃO DE NAVARRO/SALA-INT/NOITE.
Navarro ao celular.
NAVARRO – (ao cel) Como é que é, Tabata?! Voce foi presa com crack?
TABATA – (off) Sim, mas eu juro, eu não tenho culpa de nada, alguém colocou isso na minha bolsa sem eu ver! Pelo amor de Deus doutor, me ajuda, o senhor sabe que é muito mais que um padrão pra mim, é um amigo!
NAVARRO – (ao cel) Claro Tabata, pode ficar tranqüila que eu confio em voce, só me passa o endereço da delegacia que eu to indo praí.
    CENA 07/AP DE VINICIUS/SALA-INT/NOITE.
Érica entra, Vinicius a observar a vista de sua janela tomando uma cerveja.
ÉRICA – Pronto!  Já falei com a tal Tabata e ela prometeu me ajudar...
VINICIUS – Prometeu é? Que bom...
ÉRICA – Que cara de boi sonso é essa, Vinicius?! Aconteceu alguma coisa?
VINICIUS – Aquele sonho me atormentando outra vez!
ÉRICA – Ah, para de paranóia, toda vez que voce me ve voce fala dessa porcaria de sonho! (pega uma cerveja) Hoje é dia de comemorar!
Eles brindam e depois trocam um beijo caliente.
    CENA 08/DELEGACIA/SALA DE VISITA-INT/NOITE.
Navarro a encara Tabata.
NAVARRO – Eu falei com o delegado, ele me disse que voce foi presa em flagrante e isso vai dificultar muito as coisas pra voce.
TABATA – É eu sei... Mas e agora?
NAVARRO – Bom, por outro lado voce é réu primaria, tem moradia e salário fixo, enfim... Isso te favorece bastante. (t) Eu vou entrar com pedido de habeas corpus, mas...
TABATA – Mas?!
NAVARRO – Eu duvido que voce continue com seu emprego na Vidal.
TABATA – Como é que é?!
NAVARRO – Voce sabe como o Antonio é, ele é extremamente ético, mesmo sabendo que voce não fez nada será impossível convencê-lo disso.
TABATA – É só ele não ficar sabendo!
NAVARRO – Impossível, uma hora ou outra ele vai descobrir, reze pra voce não perder esse emprego.
CORTA PARA:
    CENA 09/MANSÃO VIDAL/SALA-INT/NOITE.
Beatriz e Antonio a se encarar.
BEATRIZ – Eu acho que tudo já foi devidamente explicado, né.
ANTONIO – Sim, eu te peço mais uma vez desculpa, meu amor.
Toca o telefone. Antonio atende, é Olga.
ANTONIO – (ao cel) Oi? Olga? O que aconteceu?
OLGA – (off) A Tabata, seu Antonio! Ela foi presa com crack!
ANTONIO – (ao cel) Como é que é?!
    PRIMEIRO INTERVALO COMERCIAL
    CENA 10/RIO DE JANEIRO/GERAIS/INT/DIA.
Amanhece...
CENA 11/EMPRESA VIDAL/SALA DE NAVARRO-INT/DIA.
Antonio sentado a cadeira de Navarro. Navarro entra.
NAVARRO – Uai Antonio... Errou a sala?
ANTONIO – Não, meu amigo. Eu precisava falar com voce.
NAVARRO – Então já chegou em seus ouvidos a detenção da Tabata?
ANTONIO – Sim (se levanta) e eu não gostei nada disso.
NAVARRO – Armaram pra ela, Antonio!/
ANTONIO – (corta) Não! Isso é uma suposição. O que temos provado é que ela foi presa com droga.
NAVARRO – Sim, eu mais do que ninguém trabalho com fatos, voce sabe disso...
ANTONIO – Então! Eu gosto muito de voce Navarro, voce é o meu braço direito, mas eu não vou admitir que a Tabata seja sua secretaria.
NAVARRO – Mas a Olga é secretaria do Marcos, a Nathalia é sua, quem vai marcar meus afazeres?
ANTONIO – O que menos falta é gente pra trabalhar, eu só não admito que uma pessoa fora da lei trabalhe em uma empresa ética como a Vidal.
NAVARRO – (T) Ok... Hoje mesmo eu coloco anuncio no jornal.
ANTONIO – Isso.
    CENA 12/EMPRESA VIDAL/ANTE SALA-INT/DIA.
Olga e Nathalia em suas devidas mesas.
NATHALIA – Que babado essa história da Tabata, hein!
OLGA – Nunca pensei que ela seria capaz de tal... É, já diz o ditado: as santinha são as piores!
A porta do elevador se abre, Érica entra com uma pasta em mãos.
ÉRICA – Olá, eu vim deixar meu currículo.
OLGA – Mas as vagas nem foram abertas.
ÉRICA – Do mesmo jeito...
Antonio saindo da sala de Navarro, para e escuta a conversa.
ÉRICA – Eu estou deixando meu currículo nas empresas, vai que da certo em alguma né.
ANTONIO – Como é seu nome?
ÉRICA – Érica Sampaio.
ANTONIO – Posso ver seu currículo?
ÉRICA – Claro.
Érica entrega o currículo a Antonio, ele le rapidamente.
ANTONIO – Venha comigo, por favor.
CORTA PARA:
CENA 13/EMPRESA VIDAL/SALA DE ANTONIO-INT/DIA.
Antonio e Érica sentados frente a frente. Ele termina de examinar o currículo dela.
ANTONIO – Parece que voce adivinhou, viu... Nós tivemos alguns problemas com a secretaria do meu advogado, enfim... Íamos colocar hoje mesmo anuncio no jornal pra candidatas a vaga.
ÉRICA – E o senhor se interessou pelo meu currículo?
ANTONIO – Venhamos e convenhamos, a sua faculdade não é lá das melhores, mas voce tem experiência em diferentes públicos pelo que consta no seu historio de trabalho.
ÉRICA – Sim, eu gosto muito de trabalhar com o publico no geral.
ANTONIO – Sim... Bom, voce esta contratada.
ÉRICA – Sério?!
ANTONIO – Sim!
Érica sorri.
CENA 14/EMPRESA VIDAL/SALA DE NAVARRO-INT/DIA.
Navarro a assinar alguns papeis. Antonio e Érica entram.
ANTONIO – Navarro, nem precisa colocar anuncio no jornal... Já contratei uma nova secretaria pra voce!
NAVARRO – (T/encara Érica) Eu conheço voce!
ÉRICA – O senhor deve estar enganado...
ANTONIO – Enfim, não sei se voce se conhecessem ou não, mas espero que voces se dêem muito bem.
NAVARRO – Será que eu posso conversar com a/
ÉRICA – (corta) Érica.
NAVARRO - ... Com a Érica em particular?
ANTONIO – Claro!
Antonio sai.
NAVARRO – Senta.
ÉRICA – (senta) O senhor quer dar uma olhada no meu currículo/
NAVARRO – (corta/sério) Garota, eu me lembro de voce, alias se tem uma coisa muito boa em mim é a memória... (t) E voce também se lembra de mim! (t) Voce se ofereceu na biblioteca, alias ofereceu-se de uma forma muito vulgar e agora, do nada, esta aqui como minha nova secretaria.
ÉRICA – É a vida não é mesmo?
NAVARRO – Eu quero que voce saiba uma coisa: nesta empresa nós vamos ter uma relação apenas de trabalho, nada mais que isso. (t) E mais uma coisa a tua vaga aqui é temporária, eu vou conseguir provar que a Tabata é inocente e logo ela volta pra cá. (T) Voce começa amanhã, espero que seja eficiente.
ÉRICA – Eu serei.
Érica sai.
    CENA 15/RIO DE JANEIRO/GERAIS/INT/NOITE.
Vários takes de vários pontos turísticos do rio (diurnos e noturnos) sinalizando uma passagem de tempo.
LETREIRO : DUAS SEMANAS DEPOIS...
    CENA 16/MANSÃO VIDAL/SALA-INT/NOITE.
Cam: detalhar a decoração da sala da mansão. Castiçais e arranjos de flores espalhados. Na mesa: talheres, pratos e taças chiques, bem como uma toalha finíssima.
Beatriz desce as escadas (já pronta para a ocasião) ela mexe no arranjo das flores.
BEATRIZ – Tudo perfeito para uma noite de grandes revelações! (t) Quem será que vai ser o sucessor?
         SEGUNDO INTERVALO COMERCIAL
    CENA 17/MANSÃO VIDAL/JARDIM/INT/NOITE.
Mostrar o jardim todo iluminado. Cam busca  rapidamente: dois carros (elegantes) estacionando. De cada carro, descem os acionistas com suas respectivas mulheres.
cam busca: No alto da janela, Antonio observando seu jardim.
CORTA PARA:
CENA 18/MANSÃO VIDAL/QUARTO CASAL-INT/NOITE.
Antonio a observar o jardim com seu relógio (talismã) em mãos.
ANTONIO – Hoje é o dia que o Rei do Tempo vai mudar a vida de todo mundo (olha pro relógio) Eu sou como a hora que comanda todo mundo... (T)
    CENA 19/MANSÃO VIDAL/SALA-INT/NOITE.
Beatriz cumprimenta os acionistas e suas respectivas mulheres. Ao fundo, Valkiria instrui o garçom a como segurar a taça de champanhe.
BEATRIZ – Como vao, queridos? Faz tanto tempo que não vejo voces!
ACIONISTA 1 – Eu acabei de voltar de Milão, estava supervisionando nossa filial de lá.
ACIONISTA 2 – Que por sinal vai muito bem!
BEATRIZ – A Vidal é um sucesso, não é mesmo? (risos)
MULHER DO ACIONISTA 1 – Na verdade, os nossos homens que fazem o sucesso da Vidal, sem eles o que seria da empresa?
MULHER DO ACIONISTA 2 – Concordo plenamente!
BEATRIZ – Assino embaixo... Posso mandar servir um champanhe a voces?
ACIONISTA 1 – Claro...
O garçom se aproxima e serve as taças de todos. Cam busca: Marcos, Cássia, Laila e Amália entrando. Os acionistas e suas mulheres comentam sobre a mulher que esta com Laila.
VALKIRIA – Mas quem é aquela que esta com a filha do Marcos?
BEATRIZ – (murmura baixo) Depois te conto, mamãe.
Os que chegaram cumprimentam os que já estavam ali.
Tereza desce as escadas.
TEREZA – Olá, pessoal...
MARCOS – Como voce esta linda, Tereza!
CÁSSIA – Puxou a mãe!
BEATRIZ – Sem duvidas...
TEREZA – Obrigada, obrigada, assim voces vao me deixar vermelha de vergonha.
Todos riem.
ACIONISTA 1 – Ela tem cara de sucessora mesmo.
BEATRIZ – Eu sempre disse isso a ela, ta vendo Tereza como não sou só eu que acho isso?
Tereza da um sorrisinho falso.
    CENA 20/MANSÃO VIDAL/JARDIM-INT/NOITE.
Tereza a mexer no celular. Logo ela ve Navarro, Beth e Henri saindo do carro. Os três se aproximam dela. AQUELA OLHADA ENTRE HENRI E TEREZA.
NAVARRO – O pessoal já chegou?
TEREZA – Sim, só ta faltando voces, mas na verdade meu pai nem desceu ainda.
BETH – Deve estar “conversando” com o talismã dele.
HENRI – Essa simbologia é muito bonita.
NAVARRO – Eu também acho.
BETH – Bom, vamos entrar que já estamos atrasados...
HENRI – Eu vou ficar aqui, preciso falar com a Tereza.
Beth e Navarro entram. (T)
HENRI – Voce não ia viajar Tereza?
TEREZA – Se fosse por mim eu já estava desbravando o mundo, mas meu pai insistiu que eu ficasse pra essa tal reunião.
HENRI – Talvez porque isso seja importante...
TEREZA – Não é importante! Não pra mim, eu detesto essas reuniões da empresa, acho uma puxasaquisse sem tamanho.
HENRI – Na verdade voce não gosta porque eu estou aqui, porque esta fugindo de mim, do nosso amor!
TEREZA – Pelo amor de Deus, chega Henri...
Tereza vai sair porem Henri a puxa pelo braço e tasca um beijo cinematográfico.
    CENA 21/MANSÃO VIDAL/SALA-INT/NOITE.
Cássia, Marcos, Laila, Amália, Valkiria, Beatriz, Acionista 1 e Mulher 1, Acionista 2 e Mulher 2, Navarro e Beth reunidos a conversar. Antonio desce as escadas e cumprimenta a todos. (até mesmo Marcos, sem clima entre os dois na cena)
MARCOS – Já ta mais do que na hora do grande Rei do Tempo fazer sua revelação!
ANTONIO – Falta pouco, mas cadê a Tereza e o Henri?
NAVARRO – Estão lá fora...
BETH – Quer que eu vá lá chamar?
BEATRIZ – Pode deixar, acomodem-se, por favor.
Beatriz sai. TODOS vão sentar-se na mesa de jantar.
CORTA PARA:
    CENA 22/MANSÃO VIDAL/JARDIM/INT/NOITE.
Tereza e Henri a trocar beijos calientes. Eles param, porem ficam com os lábios próximos.
HENRI – Não da, eu não consigo, eu não vou deixar voce viajar, eu te quero pra mim!
TEREZA – Não podemos Henri! Eu te amo, mas não podemos...
HENRI – Me beija...
Tereza beija Henri. (t) Beatriz entra e surpreende-se.
BEATRIZ – Mas o que é isso aqui?!
Tereza e Henri param de se beijar e ficam vidrados em Beatriz.
closes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário